Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Apollo 11

Armstrong, Aldrin e Collins: Veja o que aconteceu com tripulação da Apollo 11

Há 55 anos, Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin participaram da missão que marcou a chegada do homem à Lua; mas o que aconteceu com eles?

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 19/05/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin - NASA
Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin - NASA

Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong e Buzz Aldrin alunissaram o módulo lunar Eagle. Às 2h56 da manhã no horário local (ou às 00h56 de Brasília), do dia 21, Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na Lua

Um pequeno passo para o homem, mas um salto enorme para a humanidade", declarou o astronauta.

Cerca de 20 minutos depois, Buzz Aldrin também pisou na superfície lunar. Ao longo de pouco mais de duas horas fora do módulo lunar, os dois coletaram 21,5 quilos de material para análise.

Armstrong e Aldrin passaram 21 horas e meia na Lua antes de se reencontrarem com Michael Collins, que ficou sozinho no módulo de comando e serviço Columbia, na órbita da Lua. A missão Apollo 11 foi um sucesso.

Após eles, outras 11 missões do projeto Apollo foram enviadas para a Lua, sendo que apenas seis delas foram tripuladas — totalizando 12 astronautas caminhando no solo lunar. A última missão foi a Apollo 17, em 7 de dezembro de 1972. Mas, após 55 anos, o que aconteceu com os astronautas da primeira missão espacial?

+ Por que nunca voltamos à Lua?

Neil Armstrong

Comandante da Apollo 11, Neil Armstrong foi aviador da Marinha antes de se tornar piloto de testes da agência precursora da NASA, o Comitê Consultivo Nacional para Aeronáutica. Conforme recorda o Space, ele testou o avião-foguete X-15, entre outras aeronaves experimentais. 

Neil entrou na NASA em 1962, sendo que, quatro anos depois, comandou a missão Gemini 8 — para realizar o primeiro acoplamento espacial em órbita. Após o sucesso da Apollo 11, Armstrong deixou a NASA em 1971 para lecionar engenharia aeroespacial na Universidade de Cincinnati; onde presidia uma empresa de sistemas eletrônicos.  

O astronauta Neil Armstrong / Crédito: Getty Images

Em 7 de agosto de 2012, Neil Armstrong realizou uma cirurgia de ponte de safena para desbloquear suas artérias coronárias. Apesar dos relatos de que estava se recuperando bem, ele desenvolveu complicações no hospital e morreu no dia 25 daquele mês, aos 82 anos.


Michael Collins

Piloto do módulo de comando, Michael Collins ficou sozinho no Columbia enquanto Armstrong e Aldrin alunissaram o modulo lunar Eagle e se tornavam as duas primeiras pessoas a pisarem em nosso satélite natural. 

O Apollo 11, porém, não foi o primeiro voo espacial de Michael, que já havia participado da missão Gemini 10, em 1966.

Antes de entrar na NASA, em 1963, Collins era oficial de testes de voos experimentais da Força Aérea dos Estados Unidos, totalizando cerca de 5 mil horas de voo. Após a Apollo 11, ele se aposentou como geral da brigada da Força Aérea e deixou a agência espacial em 1970; quando passou a atuar no Departamento de Estado dos EUA.

Posteriormente, Michael se tornou diretor do Museu Nacional do Ar e do Espaço do Smithsonian, cargo que ocupou até 1980. Ele ainda ingressou na empresa LTV Aerospace, e abriu sua própria companhia de consultoria em 1985. 

Fotografia de Michael Collins, o piloto da missão Apollo 11 - Nasa, Creative Commons/Wikimedia Commons

Collins escreveu livros, como 'Flying to the Moon: An Astronaut's Story' e 'Carrying the Fire: An Astronaut's Journeys'; além de pintar aquarelas. Como recorda o The New York Times, em 28 de abril de 2021, sua família anunciou que ele havia descansado após uma longa batalha contra o câncer. Michael Collins partiu aos 90 anos.


Buzz Aldrin

Único ainda vivo entre os tripulantes da primeira missão à Lua, Buzz Aldrin foi o piloto do módulo lunar da Apollo 11. Antes de entrar na NASA, em 1963, ele era piloto da Força Aérea dos Estados Unidos. 

Sua primeira vez no espaço aconteceu em 1966, a bordo da missão Gemini 12, que serviu para testar os procedimentos de caminhada espacial, entre outros processos que se tornaram essenciais para a Apollo 11.

Fotografia de Buzz Aldrin - Wikimedia Commons

Depois da missão de 1969, quando se tornou o segundo homem a pisar na Lua, Aldrin renunciou à NASA em 1971; se tornando escritor, palestrante e figura ativa contra negacionistas do pouso lunar — inclusive dando um soco em um conspiracionista em 2002.

+ Afinal, Buzz Aldrin realmente viu um OVNI enquanto estava no espaço?

Buzz ainda participou do reality show 'Dancing With the Stars' e, atualmente, preside a Starcraft Enterprise, empresa que fundou para promover sua visão para o futuro da exploração espacial.

Em janeiro de 2023, quando completou 93 anos, Buzz se casou com sua companheira de longa data Anca Faur, 30 anos mais nova que ele. "Nos unimos em sagrado matrimônio em uma pequena cerimônia privada em Los Angeles, e estamos tão empolgados quanto adolescentes em fuga", tuitou o astronauta.