Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Filmes brasileiros

144 filmes nacionais que se encontravam na Itália são repatriados

Filmes que vão de Vidas Secas (1963) a Macunaíma (1969) foram repatriados no último fim de semana

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 20/06/2023, às 13h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de Vida Secas (1963) - Divulgação / vídeo / Youtube
Cena de Vida Secas (1963) - Divulgação / vídeo / Youtube

Um conjunto de 144 obras do cinema brasileiro que, desde 1979, se encontrava na Itália, foi repatriado e deverá ser devolvido em breve à Agência Nacional do Cinema (Ancine). O acervo é administrado pela embaixada do Brasil em Roma desde o fechamento do escritório da empresa de audiovisual brasileira Embrafilme, ocorrido  naquela época.

De acordo com o portal O Povo, o acervo é composto por filmes clássicos como "A Hora e a Vez de Augusto Matraga", "Os Fuzis", "Menino de Engenho", "Macunaíma", "Vidas Secas", entre outros. A repatriação dessas 144 obras está relacionada às comemorações do Dia do Cinema Brasileiro, celebrado na última segunda-feira, dia 19.

Processo de repatriação

Como destacou a fonte, dificuldades técnicas e financeiras ao longo das décadas tornaram o retorno do acervo ao Brasil um grande desafio. A futura viagem do presidente Lula à Itália, no entanto, facilitou a organização da operação. O processo foi realizado pela embaixada brasileira em Roma em conjunto com o Itamaraty, a Força Aérea Brasileira (FAB), o Ministério da Cultura e a Ancine.

Os filmes, que estão distribuídos em 524 rolos de acetato, chegaram ao Brasil no último sábado, 17. Através de um termo de cooperação entre a Ancine e a Cinemateca Brasileira, o acervo será transferido para a entidade responsável pela preservação do audiovisual nacional.