Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Música

30 anos depois, disco de Alice in Chains se torna o mais vendido de rock dos EUA

O fenômeno chama atenção pelo sucesso três décadas depois do planejado, visto que foi lançado em 1992

Wallacy Ferrari Publicado em 08/10/2022, às 08h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Formação da banda em 1992 reunida para ensaio fotográfico do álbum 'Dirt' - Divulgação / Instagram / aliceinchains
Formação da banda em 1992 reunida para ensaio fotográfico do álbum 'Dirt' - Divulgação / Instagram / aliceinchains

Um fenômeno do tempo surpreende críticos especializados após a última atualização dos rankings da Billboard, parada de sucessos musicais mais importante dos Estados Unidos; com grandes bandas lançando canções nesta semana, como os jovens italianos do Måneskin, quem figura o topo de quatro paradas especializadas é, justamente, um disco lançado há 30 anos, que na época, não obteve o mesmo destaque.

O álbum 'Dirt', da banda Alice in Chains, é o atual ocupante da liderança de quatro categorias de vendagem — Top Álbuns de Rock Alternativo, Top Álbuns de Rock, Top Álbuns de Hard Rock e Top Álbuns de Música Alternativa. No ranking geral, abrangendo todos os gêneros, na famosa lista Hot 200, ainda alcançou o 9º lugar com sua reedição de aniversário.

De acordo com o portal da própria Billboard, ao longo da última semana, o lançamento do século passado teve um aumento de 641% nas vendas, sendo a primeira vez que figura nas paradas desde seu lançamento, em outubro de 1992.

A porcentagem corresponde ao disparo de 26 mil cópias vendidas, mesmo que a obra esteja longe de ser uma novidade ou estar relacionada a um grande anúncio da banda, visto que o vocalista Layne Staleymorreu em 2002. Atualmente, a banda realiza shows com William DuVall.

Contexto há 30 anos

Na época do lançamento, o contexto do sucesso era mais difícil devido a cena rock emergente; no mesmo dia em que 'Dirt' foi originalmente lançado, o clássico 'Core', da banda Stone Temple Pilots, emergia em alta rotação na MTV.

Além disso, naquele ano, outros clássicos do gênero, como 'Countdown to Extinction', do Megadeth, 'Fear of the Dark', do Iron Maiden, e 'Vulgar Display of Power', do Pantera, obtiveram grande sucesso comercial, ofuscando o brilho do disco 'sujo' dos garotos de Seattle.