Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

80 anos de Capinan, propulsor da Tropicália resgatará memórias da ditadura em série

“O Silêncio que Canta por Liberdade” é estruturado em documentos originais e imagens de arquivos, além de depoimentos, sobre censura na música nordestina

Redação Publicado em 19/02/2021, às 11h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capinan em imagem de Divulgação - Divulgação/ Victor Carvalho
Capinan em imagem de Divulgação - Divulgação/ Victor Carvalho

O poeta, músico e intelectual baiano José Carlos Capinan resgatará memórias de sua criação artística no período da ditadura militar brasileira (1964-1985), em nova série “O Silêncio que Canta Por Liberdade”.

O audiovisual, que é dirigido por Úrsula Corona e idealizado por Omar Marzagão, tem estreia prevista para o segundo semestre do ano. Um dos propulsores da Tropicália (1967), Capinan completa 80 anos de vida nesta sexta-feira (19).

“O Silêncio que Canta por Liberdade” aprofundará o debate sobre as restrições que os órgãos de informação e repressão impuseram à música produzida no nordeste brasileiro. Capinan trará à tona histórias inéditas que envolvem alguns de seus principais receios à época, dentre eles as delações.

O depoimento foi concedido no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, em Salvador, espaço coordenado por Carpinan, considerado o único no país dedicado exclusivamente à valorização da memória Afro-Diaspórica.

O registro em oito episódios é costurado por documentos originais e imagens de arquivos, intercalados por depoimentos de Gal Costa e Gilberto Gil, entre outros músicos.

O produtor cultural que assina a obra Omar Marzagão é filho do criador do Festival Internacional da Canção Popular, cujo Capinan concorreu com a canção “Gotham City” (1969), composta em parceria e interpretada por Jards Macalé.

Omar também é idealizador do show holográfico do Cazuza (2013/2014) e da série “O Mago do Pop” (2019), que homenageia o arranjador Lincoln Olivetti. Úrsula Corona acumula diversos personagens na teledramaturgia Brasil-Portugal, a destacar “O Astro (2011) e “Ouro Verde” (2017), eleitas “Melhor Novela do Mundo” pelo Emmy Internacional.

“O Silêncio que Canta por Liberdade” é uma obra original da Sete Artes Produções coproduzida com Luni Produções, SUPER 8 e Círculo Filmes.

Sobre Capinan - José Carlos Capinan tem passagens pela comunicação, gestão pública, música, cinema e artes. Atualmente, se concentra em abrir as portas e a interatividade do Muncab diante da pandemia e das dificuldades no setor cultural a nível federal.

Formado em Teatro, Medicina, Pedagogia e Direito assina roteiros, letras e textos para a Sinfonia da Cidade de Salvador, produções de shows de Gal Costa, Macalé, Luiz Gonzaga, além de parcerias e composições com Tom Zé, João Bosco, Caetano Veloso, Edu Lobo, Fagner, Francis Hime, Geraldo Azevedo, Gereba, Gilberto Gil, João Bosco, Macalé, Moraes Moreira, Paulinho da Viola, Robertinho do Recife, dentre outros. Entre os seus muitos hits, destaque para alguns como Soy Loco Por Ti América, Papel Machê, Ladainha e Viramundo.