Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Abelhas

Abelhas mumificadas de 3 mil anos revelam mistérios ecológicos em Portugal

Os casulos foram desenterrados em Odemira, em um sítio arqueológico com muitos desses insetos

Redação Publicado em 24/08/2023, às 14h52 - Atualizado às 14h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Abelha mumificada encontrada em Portugal - Reprodução / Andrea Baucon
Abelha mumificada encontrada em Portugal - Reprodução / Andrea Baucon

Uma busca por pistas sobre as mudanças no ecossistema do litoral sudoeste de Portugal levou a uma descoberta surpreendente em 2019: milhares de abelhasmumificadas, preservadas em seus casulos por quase 3 mil anos, foram encontradas pelos pesquisadores.

Este intrigante achado do Holoceno tardio tornou-se objeto de um estudo recentemente publicado no periódico Papers in Palaeontology em 27 de julho. A pesquisa emergiu de uma colaboração ibero-italiana, reunindo cientistas do Instituto Dom Luiz da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, bem como das Universidades de Coimbra e Génova, na Itália.

Os casulos, desenterrados de um sítio paleontológico em Odemira, apresentavam um método de fossilização incrivelmente raro. Habitualmente, as abelhas se decompõem devido à sua estrutura esquelética composta por quitina, um composto orgânico.

"O grau de preservação dessas abelhas é tão excepcional que conseguimos identificar não só os detalhes anatômicos que determinam o tipo de abelha, mas também o seu sexo e até mesmo o fornecimento de pólen monofloral deixado pela abelha-mãe quando ela construiu o casulo”, conta Carlos Neto de Carvalho, investigador colaborador do Instituto Dom Luiz e líder do estudo, através de um comunicado.

Os casulos pertenciam ao gênero Eucera e datam do período em que as tribos estavam no final da Idade do Bronze, na região que hoje é Portugal. A descoberta abriu portas para a identificação de quatro sítios paleontológicos adicionais com casulos de abelhas fossilizados.

Tecnologia avançada

Utilizando tomografia microcomputadorizada, os cientistas obtiveram imagens tridimensionais detalhadas das abelhas mumificadas dentro dos casulos. Baseados nesses achados, acredita-se que esses insetos experimentaram uma morte abrupta, de acordo com a Galileu.

Compreender as razões ecológicas que levaram a essa mumificação e morte das abelhas do passado pode desvendar informações valiosas sobre as alterações climáticas ecológicas que afetam as abelhas hoje em dia. Essa descoberta ancestral pode também desvendar estratégias científicas para enfrentar os desafios climáticos modernos.