Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Adaga romana de 2.000 anos, encontrada em cemitério, é restaurada

A impressionante arma foi encontrada acidentalmente e tem até relevos para reduzir sucção de sangue quando usadas em batalhas

Wallacy Ferrari Publicado em 19/02/2020, às 10h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O antes e depois da adaga encontrada no cemitério - Reprodução / Facebook
O antes e depois da adaga encontrada no cemitério - Reprodução / Facebook

Uma adaga romana foi descoberta em um cemitério em Haltern am See, no noroeste da Alemanha, por um jovem aprendiz em período de experiência. Nico Calman, de 19 anos, avistou um item que acreditou ser apenas sujeira no solo do cemitério, porém, ao puxar, retirou a arma, completamente enferrujada.

Feita de prata, a peça passou por um processo de limpeza e restauração durante nove meses para retornar ao seu estado original. Ao longo da restauração, a equipe de recuperação se surpreendeu com a qualidade do ornamento e como o esmalte, vidros vermelhos, as alças de prata e o latão esculpido se mantiveram tão bem preservados.

Ela mede 25 centímetros de comprimento e acredita-se que foi utilizada por legionários no século I d.C. Juntos a adaga, placas de bronze e latão, pedaços de um cinto de couro e uma bainha de madeira e cal com um suporte de barbante foram desenterrados. Os itens serão avaliados e devem ser expostos no Haltern's Roman History Museum em 2022.

Diretor do conselho local de arqueologia, Michael Rind explicou ao The Times que esse tipo de adaga era um sinal de prestígio dos soldados romanos na época. "Essa combinação de lâmina, bainha e cinto completamente preservada, juntamente com informações importantes sobre exatamente onde elas foram encontradas, não tem paralelo", acrescentou Rind.


+Saiba mais sobre o Império Romano:

Roma: A História De Um Império, de Greg Woolf (2017) - https://amzn.to/3aftLpL

Declínio e queda do Império Romano: Edição abreviada, de Edward Gibbon, Dero A. (2018) - https://amzn.to/30tEyYV

O Império Romano, de Pierre Grimal (2010) - https://amzn.to/3747XeU

Em nome de Roma, de Adrian Goldsworthy (2016) - https://amzn.to/364NVzP

5. SPQR - Uma História da Roma Antiga, de Mary Beard (2017) - https://amzn.to/35UghfS

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.