Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / São Paulo

Aeronave realiza manobra irregular e quase atinge banhistas no litoral de SP

Banhistas gravaram o momento em que a aeronave ultraleve realiza pousos em meio a faixa de areia nas Praias de Guaratuba e Itaguaré

Redação Publicado em 18/03/2024, às 18h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Momento em que a aeronave passa perto dos banhistas - Reprodução/Vídeo/G1
Momento em que a aeronave passa perto dos banhistas - Reprodução/Vídeo/G1

Neste final de semana, uma aeronave ultraleve foi flagrada dando rasantes e quase colidindo contra banhistas em praias de Bertioga, no litoral de São Paulo. Em imagens repercutidas pelo G1, é possível ver o momento em que o avião se aproxima da faixa de areia irregularmente.

Uma banhista que tem casa no Residencial Guaratuba, na praia de mesmo nome, disse em entrevista ao G1 que levou um susto com a proximidade da aeronave. Ela tinha saído para caminhar quando notou a presença do ultraleve.

Na realidade, eu tomei um susto. Ele não faz muito barulho, e de repente eu vi o avião vindo, baixo, baixo, baixo, e pousando na faixa de areia”, contou a mulher ao G1.

Inicialmente, o piloto executou vários pousos faixa de areia entre o condomínio e o Rio Itaguaré, que se encontra com o oceano na Praia de Guaratuba. Em seguida, ele atravessou a fronteira em direção à Praia de Itaguaré, onde aterrissou na areia sem residências ou banhistas.

Segundo o relato de mulher entrevistada, o avião realizava voltas circulares em passeios que duravam de dois a três minutos. Ela não conseguiu determinar o número exato de pessoas a bordo. “Depois que ele percebeu que eu filmei, passou a decolar e pousar na faixa, após a entrada do rio”, relatou a mulher.

Respostas

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o piloto deve possuir uma certidão de cadastro de aerodesportista regulamentada. Além disso, aterrissar na faixa de areia é proibido, exceto em casos de emergência.

Conforme indicado pela Secretaria de Turismo e Cultura de Bertioga, o decreto n.º 3.899 de 1º de abril de 2022 proíbe a decolagem e pouso de ultraleves, parapentes, paragliders e outros equipamentos de voo livre em áreas públicas da cidade sem autorização prévia.

O Departamento de Turismo afirmou que não recebeu solicitação de autorização para tais atividades. Logo, sua realização foi completamente irregular.

Em resposta, a ANAC declarou que, com base na imagem disponível, não é possível verificar a matrícula da aeronave, e que o órgão responsável pelo controle do tráfego aéreo no território brasileiro é o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).