Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Afeganistão

Afeganistão retoma aulas nas Universidades, mas apenas para homens

Talibã segue impedindo que as mulheres frequentem as aulas no país

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 06/03/2023, às 08h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Lil Foot por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Lil Foot por Pixabay

As universidades do Afeganistão voltaram às aulas nesta segunda-feira, 6, após o recesso de inverno. No entanto, apenas estudantes do sexo masculino puderam voltar a estudar, já que as mulheres seguem sendo proibidas de frequentarem as aulas pelo governo Talibã.

A proibição, como aponta a agência de notícias AFP, é uma das muitas restrições impostas às afegãs pelo grupo que se encontra atualmente no poder no país.

"É de partir o coração ver os homens seguindo para a universidade, enquanto nós temos que ficar em casa", disse a jovem Rahela, 22 anos. "Isto é discriminação de gênero contra as mulheres porque o Islã nos permite buscar o ensino superior. Ninguém deve nos impedir de aprender", acrescentou ela, que vive na província central de Ghor.

Segregação por gênero

As alunas foram proibidas de irem à universidade depois que o Talibã as acusou de ignorarem o código de vestimenta para mulheres e também a exigência de serem acompanhadas por um parente do sexo masculino na ida e na volta do campus.

A fonte, no entanto, ressalta que mesmo antes do veto, a grande maioria das universidades do país já havia adotado entradas e salas de aula segregadas por gênero, sendo que as mulheres tinham aulas somente com professoras ou homens idosos.

É doloroso observar que milhares de garotas estão privadas do acesso à educação", disse Mohamad Haseeb Habibzadah, estudante de Ciência da Computação na Universidade de Herat.