Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / EUA

Agência de saúde dos EUA permite venda de pílulas abortivas em farmácias

Os estabelecimentos podem solicitar a certificação para distribuir o medicamento aos pacientes com prescrição

Redação Publicado em 04/01/2023, às 13h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A pílula abortiva Mifeprex, da Danco Laboratories - Divulgação/DancoLaboratories
A pílula abortiva Mifeprex, da Danco Laboratories - Divulgação/DancoLaboratories

Na última terça-feira, 3, de acordo com informações divulgadas pela Associated Press (AP), a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, aprovou a ampliação da disponibilidade de pílulas abortivas mifepristona em farmácias. Além das lojas físicas, os remédios também poderão ser comprados online. 

De acordo com o Programa Mifepristone REMS, o Mifeprex e seu genérico aprovado podem ser dispensados ​​por farmácias certificadas ou por ou sob a supervisão de um prescritor certificado", disse a FDA.

Anteriormente, o órgão farmacêutico havia limitado a distribuição das pílulas em consultórios e clínicas por conta das questões de segurança, impulsionadas pela pandemia de Covid-19. Agora, após uma nova revisão científica, juntamente com as sociedades médicas, o acesso foi novamente facilitado. 

Pílula 

Segundo o site oficial do fabricante, o remédio contrai o útero e expulsa o tecido da gravidez entre um período de 24 a 28 horas, sendo o composto mifepristona responsável por dilatar o colo e bloquear o hormônio progesterona, necessário para o prosseguimento da gestação. 

A FDA declarou que mais de 3,7 milhões de mulheres americanas utilizaram o componente depois de sua aprovação e que o sangramento é um efeito colateral comum.

Mudança

A revista Galileu noticiou que, mesmo com a liberação, os requisitos de segurança da FDA permanecem em vigor e as farmácias devem apresentar uma certificação para a venda, solicitada nas empresas que fabricam as pílulas abortivas nos EUA (Danco e GenBioPro). 

Os pacientes também devem apresentar uma receita profissional de saúde para adquirir o remédioEm nota, a Danco informou que a mudança “é extremamente importante para expandir o acesso a serviços de aborto medicamentoso”. O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas ainda acrescentou:

Ele [anúncio da aprovação da FDA] permitirá que mais pacientes que precisam de mifepristona para o aborto medicamentoso tenham opções adicionais para garantir essa droga vital".