Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Live de Marte

Agência Espacial Europeia realizará primeira 'live' de Marte da história

Primeira live do Planeta Vermelho ocorrerá nesta sexta-feira, 2

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 02/06/2023, às 10h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marte, o Planeta Vermelho - Divulgação / NASA
Marte, o Planeta Vermelho - Divulgação / NASA

A Agência Espacial Europeia (ESA) irá realizar pela primeira vez na história uma espécie de "live" de Marte nesta sexta-feira, 2. O evento será o mais próximo que poderemos chegar de uma transmissão ao vivo, já que imagens do Planeta Vermelho demoram para chegar na Terra.

De acordo com a ESA, a expectativa é que a cada 50 segundos uma nova imagem do planeta seja transmitida na "live", que deve ser iniciada às 13h no horário de Brasília.

O portal de notícias G1 explicou que o evento não é realmente considerado uma live porque, a depender das posições relativas dos dois planetas, as imagens capturadas pelos equipamentos de observação podem demorar de 3 a 22 minutos para chegar à Terra.

Atraso esperado

Nesta sexta-feira, a ESA espera que os novos registros tenham cerca de 18 minutos de atraso, já que são 17 minutos para a luz viajar de Marte para a Terra e cerca de um minuto para passar pelos fios e servidores da agência.

Normalmente, vemos imagens de Marte e sabemos que foram tiradas dias antes. Mas estou animado para ver Marte como ele é agora - o mais próximo possível de um 'agora' marciano!", disse James Godfrey, gerente de operações de veículos espaciais da ESA.