Notícias » São Paulo

Agentes resgatam mais de 50 animais que seriam vendidos ilegalmente em feira

O caso aconteceu em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo

Penélope Coelho Publicado em 08/11/2021, às 12h00

Feira ilegal, em São Paulo
Feira ilegal, em São Paulo - Divulgação/ SMS/ Covisa

No último sábado, 6, agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) resgataram mais de 50 animais de uma feira clandestina em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. A grande operação ocorreu na tentativa de conter maus-tratos contra animais domésticos, mobilizando mais de cem profissionais de diversos setores.

Entre eles estavam especialistas da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animais Domésticos (Cosap), da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e até da Polícia Militar Ambiental.

De acordo com informações publicadas pelo G1 no último domingo, 7, a feira estava comercializando ilegalmente diversos animais, como gatos, coelhos e cachorros.

Segundo revelado na reportagem, os animais foram resgatados e passaram por atendimento veterinário, além de receberem água e alimentos. Agora, os bichos serão vacinados, registrados, castrados e microchipados para serem enviados ao Cosap, para, então, serem encaminhados para adoção.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que "o comércio de animais deve se dar em estabelecimentos devidamente regularizados e com nota fiscal”.

Dessa forma, qualquer comercialização que ocorra fora dos estabelecimentos regulares, e sem nota fiscal, é considerado comércio ilegal", finalizou o órgão.