Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / NASA

Aglomerado estelar em forma de ‘árvore de Natal’ tem foto divulgada pela NASA

O NGC 2264, também conhecido como "aglomerado da árvore de Natal", está localizado a 2.500 anos-luz de nosso planeta; saiba mais!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 23/12/2023, às 12h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto do aglomerado de estelar NGC 2264 - NASA
Foto do aglomerado de estelar NGC 2264 - NASA

Em clima natalino, a NASA divulgou, nesta semana, uma foto tirada pelo telescópio espacial de raios-x Chandra do aglomerado de estelar NGC 2264, também conhecido como "aglomerado da árvore de Natal", devido seu formato. 

Segundo a agência espacial norte-americana, o aglomerado de estrelas possui entre 1 e 5 milhões de anos e está localizado a 2.500 anos-luz de nosso planeta. Na imagem divulgada pela NASA, o NGC 2264 aparece rodeado por uma nebulosa na cor verde, o que reforça ainda mais o símbolo natalino. 

Isso nos faz sentir o espírito natalino", comentou o lendário astronauta Buzz Aldrin, piloto da missão Apollo 11, que se tornou o segundo homem a pisar na Lua. 

A imagem

Conforme repercute a RFI, o centro cultural científico Cité de l'espace de Toulouse, no sul França, especificou que a imagem é resultado de uma combinação "dados de vários telescópios ópticos, infravermelhos e de raios X".

Enquanto algumas nas estrelas foram capturadas pelo telescópio de raio-x Chandra, a nebulosa de gás foi registrada pelo telescópio óptico WIYN, que fica situado nos Estados Unidos. Vale ressaltar que a imagem foi girada em 160º, para que o topo da árvore realmente ficasse na parte de cima. 

O aglomerado pode ser visto a olho nu, mas mais facilmente com binóculos ou telescópio", finaliza o centro francês. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!