Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Irã

Aiatolá iraniano culpa os EUA e Israel pelos protestos populares no país

Irã vive onda de manifestações após morte da jovem curda Mahsa Amini por não usar hijab

Fabio Previdelli Publicado em 03/10/2022, às 13h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei - Getty Images
Líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei - Getty Images

Nos últimos dias, o Irã sofre uma onda de protestos por conta da morte da jovem curda Mahsa Amini, de apenas 22 anos. Ela foi detida por policiais por não usar hijab durante uma visita a parentes que moram na cidade de Teerã, capital do país. 

Entretanto, para o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, os manifestantes estão sendo fomentados pelos Estados Unidos e por Israel. A acusação foi feita nesta segunda-feira, 3, segundo a agência RFI. 

Digo claramente que esses distúrbios e a insegurança foram organizados pelos Estados Unidos e pelo falso regime sionista de ocupação, bem como seus agentes, com a ajuda de alguns iranianos traidores no exterior", declarou. 

Os protestos

Até o momento, segundo a fonte, conflitos com forças de seguranças já fizeram, pelo menos, 92 vítimas desde que os protestos começaram. Diversas figuras populares importantes do país, inclusive, se manifestaram em prol da população.

Porém, segundo relatado pela equipe do site Aventuras na História, o governo iraniano passou a ameaçar as celebridades do país que compactuem com as manifestações.