Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Altar votivo é descoberto em antigo mosteiro medieval na Espanha

Escavações em mosteiro medieval do século 11 revelaram fundações preservadas no Monte Arriaundi e altar votivo; confira!

Antigo mosteiro escavado na Espanha - Divulgação/Aranzadi
Antigo mosteiro escavado na Espanha - Divulgação/Aranzadi

Durante escavações do antigo mosteiro medieval de Doneztebe, localizado no Monte Arriaundi, na Espanha, arqueólogos se surpreenderam ao descobrir um altar votivo. O mosteiro, vale mencionar, foi fundado no século 11 em dedicação ao Santo Estêvão.

Recentemente, os pesquisadores escavaram no local um poço medieval ligado ao mosteiro, em que foi encontrado um altar votivo do século 1 d.C., do período romano. Segundo os especialistas, o altar é dedicado a uma antiga divindade basca chamada Larrahe.

Geralmente, altares romanos contam com uma dedicatória em seu corpo central, enquanto a parte superior apresenta uma coroa com um pequeno orifício, onde são sacrificados vinho ou queimado incenso. Este altar, no caso, possui uma oferta de agradecimento em latim, sendo um achado considerado raro, visto que apenas outros três altares bascos foram encontrados dedicados a essa entidade.

+ 'Lousa de pedra' de 2.500 anos é descoberta na Espanha

Altar votivo descoberto na Espanha / Crédito: Divulgação/Aranzadi

Inscrição

No altar recém-recuperado, ainda é possível identificar uma inscrição, que diz: "VAL(eria) V[i] TEL.LA M(erito?) LA R A HE VO(tum) L(ibens) S(olvit)". Isso pode ser traduzido como "Valeria Vitella cumpre seu voto a Larrahe de forma livre e merecida", segundo repercute o Heritage Daily.

Agora, com a descoberta do novo altar, mais sobre a antiga língua basca pode ser compreendido e estudado, o que colabora na compreensão sobre as origens e evolução deste povo e de suas crenças culturais ao longo dos séculos.

"Arriaundi constitui um importante sítio arqueológico, pois permite conhecer a evolução de um enclave cultural com várias fases que vão desde a época romana, passando pela Antiguidade Tardia, e continuando praticamente ao longo da Idade Média até à Idade Moderna", informa um comunicado da Sociedade de Ciências Aranzadi.