Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Santos Dumont

Estatura de Santos Dumont chama atenção em exposição: 'Fiquei chocada'

Réplica em tamanho real de Santos Dumont despertou reações de visitantes de exposição

Redação Publicado em 20/07/2023, às 19h57 - Atualizado em 22/07/2023, às 11h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Réplica em tamanho real de Santos Dumont - Divulgação/Farol Santander
Réplica em tamanho real de Santos Dumont - Divulgação/Farol Santander

No ano em que o Brasil relembra e celebra os 150 anos de Santos Dumont, que entrou para os nossos livros como o 'pai da aviação', uma exposição inédita no Farol Santander, em São Paulo, homenageia a saga do mineiro responsável pelo icônico avião 14-bis.

Na exposição "Santos Dumont - o poeta Inventor", é possível visualizar uma linha do tempo com os principais fatos sobre a trajetória profissional do inventor, réplicas, itens pessoais e maquetes. No entanto, o que também desperta reações é uma réplica em tamanho real do gênio brasileiro. 

A surpresa

O telejornal Link Vanguarda, da Rede Vanguarda, afiliada da TV Globo, visitou a exposição e entrevistou duas jovens que estavam presentes no local. Elas confessaram que a estátua do inventor brasileiro chama atenção pelo tamanho, isso porque imaginavam que Alberto Santos Dumont tinha alta estatura.

"Eu fiquei chocada com o tamanho dele inclusive", disse ela ao repórter. "Achou baixinho demais?", questionou o profissional. "Achei", respondeu a visitante da exposição. 

Como eu vi a imagem dele lá, achei que era um cara bem magro, alto, com um 1,80m. Eu acho que chego a passar ele [em tamanho]", disse outra jovem presente na exposição. 
A segunda jovem entrevistada durante exposição sobre Santos Dumont no Farol Santander |Crédito: Reprodução|Vídeo|Link Vanguarda

Como explica o Link Vanguarda, a réplica em tamanho real tem o objetivo de humanizar a imagem do inventor, que se afasta da imagem 'heroica' e 'gigante' que ainda temos em mente.

As informações a respeito da real estatura de Santos Dumont variam, no entanto, ele não passou dos 1,60m de altura. A reportagem '150 anos de Santos Dumont', a respeito da exposição, pode ser conferida no Globoplay, streaming da TV Globo. 

Debate

Paul Hoffman, autor de Asas da Loucura: A Extraordinária vida de Santos Dumont, conversou com o site Aventuras na História a respeito de outro tópico que chama atenção mundialmente: o debate pelo pioneirismo da aviação, que envolve Santos Dumont e os irmãos Wright.

"Santos Dumont era um santo porque desenvolvia dirigíveis e aviões para fins pacíficos e não comerciais. Ele podia se dar ao luxo de ser caridoso porque era rico de forma independente. Santos Dumont conseguiu algo que os Wrights nunca conseguiram: voar em um dirigível (um balão cilíndrico motorizado) em 1901 diante da maior multidão já reunida no mundo até hoje", explicou o autor. Confira a entrevista completa aqui.