Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Unicamp

Aluno sofre agressões e ameaça com faca por parte de professor durante manifestação na Unicamp

Briga entre estudante e docente foi registrada por outros alunos da universidade

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 03/10/2023, às 12h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Momento do ataque - Divulgação/vídeo/Instagram
Momento do ataque - Divulgação/vídeo/Instagram

Um estudante da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) relatou que um professor o agrediu e tentou esfaqueá-lo durante uma manifestação na manhã desta terça-feira, 3.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, é possível testemunhar o momento em que o docente e um aluno se envolvem em uma briga no chão enquanto outros estudantes, observando que o professor tinha uma faca em mãos, questionam se houve um esfaqueamento. Conforme informações da Polícia Civil, o docente foi conduzido à delegacia.

Gustavo Bispo, de 20 anos, e diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE), relatou em uma plataforma de mídia social que ele e outro estudante foram agredidos pelo professor.

Quando a gente tava tentando conversar e fazer um diálogo sobre a a paralisação que está acontecendo, esse professor veio pra cima de mim, segurou no meu braço e me jogou no chão", declarou o aluno.

De acordo com o portal de notícias G1, relatos adicionais indicam que o professor também teria usado spray de pimenta contra um estudante.

O que disse a reitoria

Após o incidente, a Reitoria da Unicamp emitiu uma declaração oficial repudiando "os atos de violência ocorridos no campus de Barão Geraldo". Além disso, declarou que "a conduta do docente, para além do inquérito instaurado, será averiguada por meio dos procedimentos administrativos adequados e serão tomadas as medidas cabíveis".

Ressalte-se, ainda, que a Reitoria vem alertando que a proliferação de atos de violência com justificativa ou motivação política não é salutar para a convivência entre diferentes. É preciso, nesse momento, calma e serenidade para que os conflitos sejam tratados de forma adequada e os problemas, dirimidos", destacou.