Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ameba comedora de cérebro

'Ameba comedora de cérebro' pode ter matado criança que nadou em rio nos EUA

Criança nadou no rio dez dias antes de morrer no estado de Nebraska

Redação Publicado em 19/08/2022, às 07h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O parasita Naegleria fowleri - Wikimedia Commons / INRA-LBE
O parasita Naegleria fowleri - Wikimedia Commons / INRA-LBE

Uma criança morreu nos EUA, no estado de Nebraska, dez dias depois de ter nadado em um rio, apresentando sintomas de meningoencefalite amebiana primária. A doença, segundo especialistas, é causada pelo parasita Naegleria fowleri, popularmente conhecido como "ameba comedora de cérebro".

Entre os principais sintomas de infecção pelo parasita estão dores de cabeça, náuseas, vômitos e torcicolo. Os pacientes também apresentam um inchaço no cérebro, o que pode levá-los à morte.

Testes

De acordo com Lindsay Huse, diretora do Departamento de Saúde do Condado de Douglas, onde o incidente ocorreu, o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA está realizando testes para confirmar a causa da infecção.

No momento, estamos apenas pedindo ao público que esteja ciente e tome precauções quando estiver exposto a qualquer fonte de água quente e doce", declarou Huse em entrevista coletiva à imprensa local.

Caso a suspeita seja confirmada, este será o primeiro registro de morte causada por Naegleria fowleri em toda a história de Nebraska, de acordo com o UOL.

Criança morreu após 10 dias

Conforme comunicado divulgado pelas autoridades locais, a criança, que não teve a identidade revelada, faleceu esta semana. Segundo Lindsey, no último dia 8, a vítima foi nadar no rio Elkhorn. Cinco dias depois, passou a apresentar sintomas, sendo hospitalizada 48 horas depois.

"A morte ocorreu 10 dias depois que a criança havia nadado no rio", declarou a consultora médica do condado de Douglas, Kari Neemann, em entrevista à NBC.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.