Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Saturno

Anéis de Saturno 'desaparecerão' até 2025, aponta NASA

Icônicos anéis de Saturno deixarão de ser vistos nos próximos 18 meses, entenda!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 06/11/2023, às 10h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto dos anéis de Saturno - NASA
Foto dos anéis de Saturno - NASA

Segundo maior planeta de nosso Sistema Solar (com nove vezes o tamanho da Terra), Saturno é conhecido pela beleza de seus anéis. Mas, em breve, esses icônicos anéis — compostos de gelo e areia rochosa — 'desaparecerão'.

E não demorará muito para isso acontecer. Segundo a NASA, em apenas 18 meses, eles não estarão mais visíveis. Mas muita calma, esse 'sumiço' não será definitivo — pelo menos não em tão pouco tempo. Entenda!

Mudança de perspectiva

Conforme repercutido pelo Daily Mail, pesquisadores da NASA confirmaram que até 2025 Saturno se inclinará de lado para a Terra, desta forma seus vastos anéis se 'transformarão' em uma linha quase invisível.

Afinal, embora os anéis de Saturno sejam estruturas enormes, estendendo-se entre 70 mil e 140 mil quilômetros em alguns lugares, eles são relativamente finos como papel: com apenas 10 metros de altura. Assim, dependo do ângulo de visão, eles desaparecem quando vistos de lado.

Mas esse sumiço não será definitivo. Os anéis se inclinarão de volta para a Terra durante a próxima fase da órbita de 29 anos de Saturno. Devido a uma inclinação em sua órbita, o planeta oscila ligeiramente de posição durante seu ciclo completo ao redor do Sol; ou seja, entre 13,7 e 15,7 anos, a Terra vê Saturno perfeitamente de lado.

Saturno/ Crédito: NASA

Com uma distância que varia entre 1195 e 1673 milhões de quilômetros de distância entre os planetas, isso faz com que os anéis desapareçam de nossa perspectiva em algum momento.

Atualmente, Saturno está inclinado para baixo, em direção à Terra, em uma angulação de cerca de 9 graus — em 2024, para se ter ideia, esse ângulo será reduzido para apenas 3,7 graus.

A última vez que esse evento aconteceu foi em setembro de 2009 — e antes em fevereiro de 1996. Após a próxima ocorrência, os astrônomos só terão a oportunidade de observar Saturno sob essa perspectiva em outubro de 2038.

Apesar dos maravilhosos anéis, já eternizados até em música, sumirem, a mudança de angulação trará a oportunidade perfeita para a observação de algumas das 156 luas do planeta.

Após a rotação de sua vista lateral, os anéis de Saturno voltarão a aparecer à medida que o Polo Sul do planeta se incline para ficar voltado para a Terra; o que trará a perspectiva de sua parte inferior — que não era visível há mais de uma década e meia.

Desaparecimento definitivo

Apesar do evento próximo ser apenas temporário, os cientistas alertam que o desaparecimento dos anéis de Saturno pode ser definitivo no futuro. A sonda Cassini da NASA voou através de Saturno 22 vezes antes de ser sacrificada por falta de combustível, em 2017.

Fotos feitas por ela apontaram que os anéis do planeta estão desaparecendo no "pior cenário possível" — o que significa que eles perdem algo entre 400 quilos e 2.800 quilos de massa a cada segundo.

Detalhes dos anéis de Saturno/ Crédito: NASA

James O'Donoghue, cientista planetário da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial, alegou: "Ainda estamos tentando descobrir exatamente com que rapidez eles estão se desgastando".

Atualmente, a investigação sugere que os anéis só farão parte de Saturno durante mais algumas centenas de milhões de anos", completou.