Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Implosão

Animação 3D sobre impactos de uma implosão sobre o corpo humano viraliza

Vídeo publicado há duas semanas já conta com mais de 1,2 milhão de visualizações no Youtube

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 18/08/2023, às 08h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Animação mostra o que ocorre com o corpo humano em uma implosão - Divulgação/vídeo/Youtube/UOL
Animação mostra o que ocorre com o corpo humano em uma implosão - Divulgação/vídeo/Youtube/UOL

Um vídeo que apresenta uma animação 3D está ganhando destaque devido à sua representação dos efeitos que uma implosão teria sobre o corpo humano, usando o exemplo do submersível Titan da OceanGate, que sofreu uma implosão no fundo do Oceano Atlântico.

Essa animação visa ilustrar como a pressão interna no submersível resultaria em uma rápida implosão, em um intervalo de apenas 20 milissegundos. Além disso, é destacada a reação de "dor cerebral" que ocorreria em um espaço de 150 milésimos de segundo.

Segundo informações do portal UOL, a duração do vídeo ultrapassa ligeiramente dois minutos, e nele são simulados os impactos tanto nos corpos dos tripulantes quanto na estrutura do submersível.

O vídeo ressalta que a compressão adiabática, que ocorre quando um gás se expande ou é comprimido de forma rápida, durante o processo de implosão, teria um efeito equivalente à detonação de 50 quilos de TNT. Assim, a consequente "implosão catastrófica" que teria afetado o submersível resultou na morte instantânea dos ocupantes.

Evento muito rápido

A especialista em medicina de catástrofes da Universidade Internacional da Flórida e ex-oficial da Marinha, Aileen Maria Marty, comentou, em entrevista à CNN, que o evento é tão rápido que os ocupantes não teriam sequer tempo para compreender o que estava ocorrendo. O vídeo utiliza um modelo do próprio veículo da empresa OceanGate.

Embora tenha sido compartilhado no canal "atomic marvel" no YouTube há duas semanas, continua a ganhar popularidade na plataforma, acumulando mais de 1,2 milhão de visualizações, 55 mil curtidas e mais de 6 mil comentários.