Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estátuas

Antigas estátuas de arenito representando Buda são encontradas no Camboja

As estátuas foram descobertas por arqueólogos durante os trabalhos de restauração no complexo do templo Ta Prohm, no Parque Arqueológico de Angkor

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 03/01/2024, às 11h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátua encontrada - Divulgação/APSARA
Estátua encontrada - Divulgação/APSARA

Seis estátuas de arenito foram descobertas por arqueólogos durante os trabalhos de restauração no complexo do templo Ta Prohm, no Parque Arqueológico de Angkor, no Camboja, conforme anunciado pela Autoridade Nacional APSARA por meio de um comunicado de imprensa. O templo, também conhecido como Rajavihara, foi fundado por Jayavarman VII, o primeiro monarca dedicado ao budismo no Império Khmer.

Jayavarman, durante seus 37 anos de reinado, iniciou um amplo programa de construção que abrangia infraestrutura pública e a edificação de monumentos.

Como destacou o portal Heritage Daily, o templo Ta Prohm foi encomendado no final do século 12 e início do século 13 d.C. como um mosteiro budista Mahayana, seguindo o típico plano de templo Khmer, em contraste com templos em forma de pirâmide ou montanha.

Após o declínio do Império Khmer no século 15, o templo foi abandonado e gradualmente recuperado pela natureza. Os recentes trabalhos de restauração no templo, porém, resultaram na descoberta de seis estátuas de arenito sob uma plataforma no portal sul de Ta Prohm.

Neth Simon, do Departamento de Preservação de Templos e Arqueologia da Autoridade APSARA, explicou: "As estátuas foram encontradas enterradas sob os escombros do portão sul de Ta Prohm".

O que representam

Segundo a fonte, duas das estátuas representam Buda protegido por um naga (serpente), enquanto uma terceira apresenta Avalokitesvara, um bodhisattva conhecido como "o senhor que olha para baixo" e "Senhor do Mundo". Adicionalmente, duas estátuas danificadas foram descobertas, juntamente com um frontão arquitetônico adornado com esculturas de Buda.