Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estatuetas

Antigas estatuetas gregas são encontradas na ilha de Tenedos

Artefatos foram encontrados junto a sepultamentos de crianças em jarros por pesquisadores da Universidade de Çanakkale Onsekiz Mart

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 05/03/2024, às 09h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estatuetas encontradas em Tenedos - Divulgação/IHA
Estatuetas encontradas em Tenedos - Divulgação/IHA

Pesquisadores do Departamento de Arqueologia da Universidade de Çanakkale Onsekiz Mart fizeram uma impressionante descoberta ao encontrar figuras em uma necrópole na ilha turca de Tenedos.

Tenedos, que remonta à antiguidade, é uma pólis insular mencionada pela primeira vez na Ilíada de Homero (do século 8 a.C.) e posteriormente na Eneida de Virgílio (do século 1 a.C.). A história da ilha remonta ao início da Idade do Bronze, com evidências de ocupação pelos gregos antigos devido à sua posição estratégica na entrada dos Dardanelos.

De acordo com o HeritageDaily, ao longo dos séculos, Tenedos passou sob o controle de diversas potências regionais, incluindo o Império Persa, a Liga de Delos, o império de Alexandre, o Grande, o reino Attalida, o Império Romano e o Império Bizantino, antes que fosse incorporada à República de Veneza.

Sepulturas e estatuetas

Recentes escavações no distrito de Bozcaada, em Çanakkale, na ilha, revelaram sepulturas de crianças colocadas em jarros, uma prática que provavelmente foi influenciada pelos enterros de adultos em jarros pré-arcaicos da ilha de Lesbos.

Junto aos sepultamentos das crianças, foram encontradas estatuetas e oferendas funerárias, algumas das quais exibem temas relacionados ao culto a Dioniso. Entre elas, destacam-se duas estatuetas retratando dançarinos adornados com cocares frígios, enquanto outra representa uma mulher tocando uma lira.

Além disso, foram descobertas seis estatuetas de terracota e um pino de bronze em forma de pé de cavalo, colocados como oferendas funerárias para os falecidos.