Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos encontram cabeças de deuses gregos feitas de pedra, na Turquia

Cabeças em homenagem a deuses como Dioniso e Eros foram encontradas por arqueólogos da Universidade Kütahya Dumlupınar

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 28/12/2022, às 14h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cabeças de deuses gregos encontradas - Divulgação / Kütahya Dumlipinar University
Cabeças de deuses gregos encontradas - Divulgação / Kütahya Dumlipinar University

Uma equipe de arqueólogos da Universidade Kütahya Dumlupınar, da Turquia, encontrou nas proximidades das pontes romanas que atravessam o córrego Penkalas, em Çavdarhisar, diversas cabeças de pedra representando deuses gregos.

Conforme avaliaram os pesquisadores, os achados representam Eros, deus do amor e do erotismo, e Dioniso, divindade da colheita de uvas, vinificação, fertilidade, insanidade, festa e teatro. Também foram encontradas homenagens ao semideus Héracles e diversos outros deuses gregos.

Conforme informou o portal HeritageDaily, os arqueólogos ainda encontraram uma estátua quase completa, da qual faltavam somente um pé e metade de seu pedestal.

Com mais de 2 metros de altura, ela representa um homem. Entretanto, a equipe ainda não sabe se ela retrata um deus, um herói, ou mesmo uma figura importante de Ezani (ou Aizanoi), como se chamava o local antigamente.

Estátua de dois metros encontrada no local / Crédito: Divulgação / Universidade Kütahya Dumlupınar

A cidade de Ezani

De acordo com a fonte, Ezani foi uma cidade frígia do extremo oeste do reino da Frígia e que, durante o Período Helenístico, foi alternada entre os reinos de Pérgamo e da Bitínia.

Mais tarde, em 133 a.C, passou a ser controlada pelo Império Romano, período no qual se tornou um importante centro político e econômico, o que refletiu na construção de importantes edifícios monumentais.