Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Curiosidades

Antigos pintores dinamarqueses preparavam tela com cerveja, indica estudo

A partir da análise de 10 obras da 'Era de Ouro' da arte dinamarquesa, proteínas da cerveja foram identificadas; confira!

Éric Moreira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 05/06/2023, às 11h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa com cerveja - Foto por KamranAydinov pelo Freepik
Imagem ilustrativa com cerveja - Foto por KamranAydinov pelo Freepik

Hoje, a área responsável por trabalhar na preservação e restauração de antigas obras de arte possui tecnologias bastante avançadas, capazes de identificar até mesmo as substâncias utilizadas em processos passados. E graças a essas técnicas, pesquisadores dinamarqueses recentemente descobriram que diversas pinturas da 'Era de Ouro' do país continham um ingrediente bastante inusitado em sua preparação: restos de cerveja.

Os autores do estudo — publicado no dia 24 de maio na Science Advances — começaram a pesquisa estudando práticas de preparação de telas de antigos mestres artistas dinamarqueses. Porém, o que encontraram chamou bastante atenção, considerando-se a época em que as pinturas foram feitas, a chamada 'Era de Ouro' da Dinamarca, durante o século XIX.

Cecil Krarup Andersen, uma das autoras do estudo, disse à Associated Press (AP) que, a princípio, o projeto tinha a expectativa de encontrar uma espécie de cola feita com base em origem animal. "Então, de surpresa, encontramos algo completamente diferente", relata a conservadora de pinturas da Academia Real Dinamarquesa.

Isso porque, das 10 pinturas analisadas no estudo, sete apresentaram uma mistura de proteínas de levedura, trigo, centeio e cevada, principais ingredientes da cerveja. A especialista ainda explica que o que teria sido espalhado nas telas, efetivamente, eram as sobras da fermentação da bebida, que parecia uma pasta, passada na tela para criar uma superfície lisa. Hoje, conforme explicado pela Revista Galileu, esse processo de preparação de telas costuma ser feito com uma mistura de gesso.

'Two Russian Ships of the Line Saluting', de Christoffer Wilhelm Eckersberg, uma das obras analisadas no estudo
'Two Russian Ships of the Line Saluting', de Christoffer Wilhelm Eckersberg, uma das obras analisadas no estudo / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Cerveja de mestres

Para o estudo, foram analisadas obras de Christoffer Wilhelm Eckersberg, considerado "o pai da pintura dinamarquesa" e Christen Schiellerup Kobke, dois renomados pintores da Dinamarca. A pesquisa toda foi liderada por Fabiana Di Gianvincenzo, cientista do patrimônio da Universidade de Ljubljana, na Eslovênia.

Conforme explica Gianvincenzo, a cerveja era considerada não só uma bebida, como uma mercadoria muito preciosa, na época desses artistas, sendo usada até mesmo para pagar salários. Por isso, acredita-se que a Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes, responsável por preparar as telas para seus artistas, não desperdiçava cerveja, mas sim comprava restos de cervejarias locais.

Porém, conforme Andersen conta ao site Artnet News, a antiga técnica de preparação de telas só não pode ser recomendada atualmente por questões de saúde, visto que a pasta continha uma pigmentação branca feita com chumbo. "No entanto, se alguém pudesse encontrar um pigmento orgânico que se misturasse bem com levedura de cerveja e óleo de secagem, é definitivamente uma técnica que ainda é útil", afirma, por fim.