Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Documentário

Apartamento secreto construído em shopping por artistas inspira documentário

O novo documentário 'Secret Mall Apartment', de Jeremy Workman, mostra como grupo de artistas construiu apartamento secreto em shopping nos EUA

Éric Moreira Publicado em 12/03/2024, às 08h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Secret Mall Apartment' - Divulgação
Cena de 'Secret Mall Apartment' - Divulgação

No dia 8 de março, durante o festival americano de cinema SXSW (South by Southwest), foi exibido pela primeira vez o documentário 'Secret Mall Apartment' ('Apartamento Secreto no Shopping', em tradução livre). Dirigido por Jeremy Workman, o filme é baseado no antigo e improvisado lar onde viveram oito artistas, no estacionamento de um shopping nos Estados Unidos, durante quatro anos.

Segundo o g1, o grupo construiu, no fim da década de 1990, o apartamento no estacionamento do shopping Providence Place, localizado na cidade de Providence, no estado norte-americano de Rhode Island.

+ Jovem morou por quatro anos escondido em shopping nos EUA

Eles mobiliaram o espaço como se fosse uma casa qualquer, utilizando-se da energia elétrica do próprio shopping, possuindo TV, videogame, micro-ondas e outros eletrodomésticos.

Após quatro anos, porém, os artistas abandonaram o lar, depois de serem descobertos pela equipe de segurança do shopping. Após isso, o apartamento foi destruído, e o caso repercutiu grandemente na época.

+ Parasita da vida real? Mulher encontra apartamento secreto atrás do espelho do banheiro

Cena de 'Secret Mall Apartment' / Crédito: Divulgação

"Cavalo de Troia"

No documentário, o caso é narrado em detalhes, contando com imagens de arquivo da estaria e até mesmo entrevistas com os antigos moradores. "A história é uma espécie de cavalo de Tróia, onde você espera uma coisa e constantemente subverte seus preconceitos enquanto assiste", afirma o diretor Jeremy Workman à Variety.

Você ouve a premissa e pensa: 'Oh, isso vai ser como um daqueles filmes malucos de pegadinhas'. Mas está a usar isso para explorar ideias mais profundas sobre a arte e o que ela significa, bem como sobre a gentrificação e como vivemos nas sombras destas corporações", acrescenta Workman.

+ Topo da Torre Eiffel abriga apartamento secreto

Logo, o documentário não só conta a inusitada e curiosa história desse grupo de artistas e seu pequeno apartamento secreto, como também levanta discussões sobre gentrificação, propósito artístico e capitalismo. Infelizmente, porém, ainda não há data de lançamento prevista no Brasil.