Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Crimes

15 anos após condenação injusta, homem prova inocência no Paraná

Um homem que preferiu não ter sua identidade divulgada passou mais de uma década tendo problemas em sua vida pessoal e profissional devido a um erro da Justiça

Redação Publicado em 16/03/2024, às 12h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa - Divulgação/ Freepik/ Licença livre
Fotografia meramente ilustrativa - Divulgação/ Freepik/ Licença livre

Em Londrina, cidade no Paraná, um homem de 39 anos foi recentemente reconhecido como inocente pela justiça paranaense 15 anos após ter sido considerado culpado por um crime que não cometeu. 

Conforme repercutido pelo G1, a Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) admitiu que o havia condenado injustamente pela acusação de roubo ocorrido mais de uma década atrás. 

O caso 

Natural de São Paulo, o homem injustiçado apenas descobriu que havia sido condenado por um crime ocorrido em outro estado após tentar votar nas eleições de 2012 e não conseguir. Ao buscar esclarecer a questão, ele se deparou com o fato que havia um mandado de prisão contra si. 

O engano ocorreu após um suspeito de roubo de caixas eletrônicos ter sido detido pelas autoridades de Londrina em 2006 e apresentado documentos falsos — que incriminavam, em vez disso, o paulista. 

Até a situação se resolver, por sua vez, que foi um processo longo e burocrático, a vida do homem inocente foi prejudicada de diversas maneiras: 

Acabei perdendo emprego, tinha medo de sair muitas vezes à noite. Meus documentos, sempre que eu tinha que explicar essa situação, eram um constrangimento porque infelizmente não são todas as pessoas que entendem, eles acham que você está mentindo. Então eu passei por muitos transtornos nessa trajetória", relatou ele, que preferiu manter sua identidade anônima, em uma entrevista à RPC.