Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vestibular

Após 27 tentativas, milionário chinês cogita desistir de vestibular

“As universidades são sagradas em meu coração”, disse Liang Shi, que há 40 anos busca aprovação no vestibular nacional

Maria Paula Azevedo, supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 28/06/2023, às 18h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Milionário chinês, Liang Shi, que realizou o vestibular gaokao 27 vezes - Reprodução/Vídeo/Weibo
Milionário chinês, Liang Shi, que realizou o vestibular gaokao 27 vezes - Reprodução/Vídeo/Weibo

Liang Shi, 56, tentou pela 27º vez obter uma nota satisfatória no exame nacional de admissão à faculdade da China, conhecido como gaokao. Liang, natural da província de Sichuan, fez o gaokao pela primeira vez em 1983, mas não conseguiu uma pontuação alta o suficiente para ser admitido em nenhuma universidade, entre elas a escola dos seus sonhos, a Universidade de Sichuan. 

Nas décadas que se seguiram, ele fez o vestibular27 vezes, mais do que qualquer outra pessoa na China. Nos anos em que se preparava para o exame, disse Liang, ele estudava quase todos os dias, das 9h às 22h, com apenas uma pequena pausa para o almoço.

“Só admiro os intelectuais. Eu admiro o conhecimento e as pessoas bem-educadas desde criança”, disse ele à NBC News na terça-feira. 

Mas seus esforços não foram recompensados ​​mais uma vez. Quando Liang recebeu seus resultados na última sexta-feira, ele os abriu em uma transmissão ao vivo organizada por uma agência de notícias de Sichuan. Para entrar na Universidade de Sichuan, ele precisava de pelo menos 600 dos 750 pontos possíveis, mas sua pontuação foi de 424. 

O exame

Considerado um dos exames mais desafiadores do mundo, o gaokao é realizado uma vez por ano em um período de dois a três dias. Além de ser praticamente o único fator que determina onde a maioria os formandos realizarão seu ensino superior, que possui uma taxa de aprovação menor que 50%, para 12,91 milhões de estudantes. 

“Mas é apenas um ou dois casos muito raros entre dezenas de milhares de participantes do gaokao, e não pode representar nenhuma tendência ou tendência social na China”, disse Peng Hongbin, professor especializado em política educacional e direito na South China Normal University, em Cantão.

Liang disse que não tem certeza se fará o gaokao novamente no ano que vem. “Tenho medo de que minha pontuação novamente não chegue a nenhuma universidade”, disse ele, “Eu ainda quero ser um intelectual. Atingir este objetivo será o meu sucesso mais importante.”