Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Crimes

Após 30 anos em fuga: Homem é preso pelo assassinato de sua esposa em 1991

Depois de fugir dos EUA, José Lázaro Cruz começou uma nova vida em El Salvador, se casando e tendo filhos; algo que Ana Jurado jamais teve a chance de fazer

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 23/01/2024, às 12h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto de José Lázaro Cruz - Departamento de Polícia do Condado de Fairfax
Foto de José Lázaro Cruz - Departamento de Polícia do Condado de Fairfax

Na última segunda-feira, 22, autoridades norte-americanas realizaram uma coletiva de imprensa para informar que um homem procurado pelo assassinato de sua esposa em 1991 foi extraditado no início do mês da Costa Rica. 

Trata-se de José Lázaro Cruz, que foi detido no país caribenho em 2022. No início do mês, ele foi levado para o Condado de Fairfax, na Virgínia, onde será julgado por um crime cometido há mais de três décadas. 

Foragido por décadas

Segundo reportou a CNN Brasil, o crime aconteceu em 30 de abril de 1991. Na ocasião, a polícia de Fairfax foi acionada para averiguar um esfaqueamento. Ao chegarem na rua indicada, as autoridades encontraram Ana Jurado, então com 24 anos, morta. Ela tinha ferimentos na parte superior do corpo, conforme informou Eli Cory, vice-chefe de investigação do condado.

À época, Lázaro Cruz, que era marido da vítima, foi identificado como suposto assassino. No entanto, ele conseguiu fugir e deixar o país. Após uma tentativa frustrada de viajar para o Canadá com uma identidade falsa (quando os agentes fronteiriços notaram um "corte recente" em sua mão), José foi até Houston, no Texas, onde contou com ajuda de contrabandistas para ir até El Salvador

Naquela época, explica Eli Cory, o país não possuía politicas que permitissem a extradição de cidadãos salvadorenhos para os Estados Unidos — algo que só foi mudado nos anos 2000. 

Quando foi morta, Ana Jurado era mãe de três filhos pequenos, sendo que as duas mais novas, de três anos e de sete meses, viviam com ela nos Estados Unidos; enquanto seu filho de quatro morava em El Salvador. 

José Lázaro Cruz só foi detido em 29 de julho de 2022, quando tentava entrar na Costa Rica. Durante todos esses anos, ele se casou e teve vários filhos. "Definitivamente começou uma nova vida em El Salvador", segundo Cory; algo que Ana jamais teve a chance de fazer.