Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Após 38 horas desaparecidos, surfistas são encontrados à deriva na Indonésia

Grupo de quatro surfistas australianos foi encontrado vivo, boiando nas pranchas, depois de mais de um dia desaparecido

Éric Moreira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 15/08/2023, às 08h56 - Atualizado às 09h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Casal de surfistas Elliot Foote e Steph Weisse, dois dos quatro que se perderam na Indonésia - Reprodução/Instagram
Casal de surfistas Elliot Foote e Steph Weisse, dois dos quatro que se perderam na Indonésia - Reprodução/Instagram

No último domingo, 13, um grupo de quatro surfistas australianos foi dado como desaparecido na Indonésia, depois de uma tempestade. Foi somente depois de 38 horas desaparecidos que foram, finalmente, encontrados.

De acordo com O Globo, o quarteto — formado por Elliot Foote, Steph Weiss, Jordan Short e Will Teagle —, assim como outros dois cidadãos indonésios não identificados, foi enccontrado boiando sobre pranchas no mar. A busca aos australianos teria começado somente na segunda-feira, envolvendo autoridades tanto da Indonésia quanto da Austrália.

Conforme informado pelos familiares dos surfistas, quando estes ainda estavam desaparecidos, os amigos estavam em uma viagem de surf em comemoração ao aniversário de 30 anos de Foote. A princípio, eram parte de um grupo maior, que acabou se dividindo em dois barcos, e somente um deles chegou ao destino.

O desaparecimento do grupo se deve a uma tempestade, que impediu que a embarcação em que estavam retornasse das remotas Ilhas Banyak, onde estavam visitando, conforme repercutido pelo UOL. 

Família tranquila

Após o resgate, Peter Foote, pai de Elliot, recebeu uma mensagem do filho afirmando que estava bem: "Ei, pai, Elliot aqui. Estou vivo, seguro. Te amo. Conversamos mais tarde", escreveu o surfista que desapareceu.

Além disso, segundo a CNN, o homem ainda contou que o filho foi encontrado depois dos outros amigos, pois teria se separado do grupo em busca por ajuda: "Ele deixou seus companheiros boiando na água para ir em busca de ajuda. O barco fretado os encontrou e depois foi procurar Elliot."