Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra

Após 80 anos, destroços de avião desaparecido da Segunda Guerra são encontrados

O avião fazia parte do esquadrão dos fuzileiros navais dos Estados Unidos e desapareceu em 14 de janeiro de 1944 com duas pessoas a bordo

Isabelly de Lima Publicado em 04/03/2024, às 09h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Modelo do avião que caiu em 1944 - Reprodução / Mawell Air Force Base
Modelo do avião que caiu em 1944 - Reprodução / Mawell Air Force Base

Um avião dos fuzileiros navais dos EUA, que desapareceu durante a Segunda Guerra Mundial, foi encontrado no Pacífico Sul após 80 anos. Os destroços do Douglas SBD Dauntless foram localizados por moradores na selva de Papua Nova Guiné no mês passado.

O avião caiu em 14 de janeiro de 1944, com o piloto tenente Billy Ray Ramsey e o artilheiro sargento Charlie J. Sciara a bordo. As histórias sobre o acidente foram transmitidas por gerações na região.

"A história foi contada por alguns dos nossos avós e passada para nós, de que houve um acidente de avião na parte montanhosa da selva, mas eles não sabiam exatamente onde ele caiu", disse Kilala Kindau, líder da equipe que fez a descoberta, ao portal Outlet.

 O avião caiu e se partiu em três pedaços, deixando o piloto preso lá dentro e incapaz de escapar”, completou.
O piloto Billy Ray Ramsey - Reprodução / Fuzileiros Navais Desaparecidos

O bombardeiro partiu do campo de aviação Munda, na costa da Nova Geórgia, Ilhas Salomão, para atingir uma área de navegação japonesa perto do porto de Rabaul, Papua Nova Guiné, com uma frota de outros aviões. Durante a missão, enfrentou forte fogo antiaéreo, e a cauda do Dauntless foi atingida, conforme registros de guerra.

Mortos do acidente

Ambos os fuzileiros navais a bordo, Ramsey do Texas e Sciara, natural do Brooklyn, foram declarados mortos um ano após o acidente, mas seus restos mortais não foram recuperados, então ambos são considerados desaparecidos em combate.

De acordo com o NY Post, acredita-se que Sciara sobreviveu ao acidente e morreu em um campo de prisioneiros japonês. “Depois da guerra, meus pais receberam uma carta do Corpo de Fuzileiros Navais afirmando que o sargento Charles Sciara não morreu em 14 de janeiro de 1944”, contou seu irmão John Sciara em uma postagem sobre os naufrágios do Pacífico.

Ele de alguma forma sobreviveu ao acidente e foi feito prisioneiro pelos japoneses e morreu em um campo de prisioneiros desconhecido."

Aqueles que descobriram o avião relataram que havia restos humanos nos destroços, mas ainda não foram identificados. As autoridades planejam enviar investigadores ao local, onde estão espalhados o motor, a hélice e os destroços do avião.