Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ohio

Após acidente em Ohio, autoridades pedem para população beber água engarrafada

Nos EUA, acidente com trem que carregava material tóxico preocupa moradores

Redação Publicado em 15/02/2023, às 11h00 - Atualizado às 15h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registros de área afetada após o acidente tóxico em Ohio - Getty Images
Registros de área afetada após o acidente tóxico em Ohio - Getty Images

Nos Estados Unidos, em Ohio, um acidente com um trem que carregava material tóxico preocupa moradores e chama atenção de internautas. Quase 12 dias após o trem descarrilar e causar um incêndio em East Palestine, muitas pessoas ainda não se sentem totalmente seguras para voltar as suas casas.

Na última terça-feira, 14, o Washington Post noticiou que as autoridades locais disseram aos moradores que fizessem o consumo de água engarrafada. Isso porque ainda é necessário confirmar que o abastecimento de água não fora afetado após o acidente que liberou substâncias tóxicas.

Com isso, o veículo repercute que o alerta causou ainda mais preocupação entre os moradores, que ainda não sentem segurança em retornar para suas casas. "Por enquanto, acho que a água engarrafada é a resposta certa", afirmou o diretor de saúde de Ohio, Bruce Vanderhoff, durante entrevista coletiva ocorrida na terça-feira, 14. 

Contaminação

Após o acidente, o Washington Post explica que as autoridades investigam uma 'pluma de contaminação' que flui através do rio Ohio. Também é informado que aproximadamente 3.500 peixes foram mortos após a liberação de produtos químicos e que equipes se mobilizam para limpar uma área totalmente contaminada ao redor dos trilhos do trem, que agora conta com uma poça de acrilato de butila.

"Estou de olho em me mudar para outro lugar porque sou jovem e vai levar anos para limpar isso", afirmou ao veículo Bodiah Cepin, que tem 21 anos e deixou o local após o acidente. "Mesmo um tamanho minúsculo de etilhexil pode permanecer no solo por anos". 

Além da água, outro ponto que desperta o medo dos moradores é o odor gerado pelos produtos químicos. O Washington Post relata o desabafo de muitos moradores que pensam em deixar East Palestine diante da falta de informações sobre o acidente e também um possível risco diante dos produtos químicos liberados após a explosão.