Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino Unido

Após ataque a Van Gogh, Reino Unido quer endurecer leis contra ativistas

Suella Braverman, ministra do interior do Reino Unido, chamou as manifestantes de "bandidas e vândalas"

Éric Moreira Publicado em 17/10/2022, às 13h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de propaganda da 'Just Stop Oil', grupo responsável por jogar sopa de tomate em pintura de Van Gogh - Getty Images
Fotografia de propaganda da 'Just Stop Oil', grupo responsável por jogar sopa de tomate em pintura de Van Gogh - Getty Images

O governo do Reino Unido deve apresentar, ainda nesta semana, um projeto de lei para ampliar penas para ativistas que causem algum tipo de distúrbio à população. A informação foi transmitida pela ministra do interior britânica, Suella Braverman, em suas redes sociais.

A discussão em torno de uma punição mais rígida para ativistas no Reino Unido começou após duas ativistas do grupo 'Just Stop Oil' jogarem sopa de tomate no quadro 'Girassóis', uma das principais obras do pintor Vincent Van Gogh.

O protesto ocorreu na National Gallery, em Londres, e tinha como objetivo pressionar o governo a decretar o fim do uso de combustíveis fósseis, como informado pela Folha de S. Paulo.

No entanto, no último sábado, 15, a Braverman assinou um artigo no jornal britânico Daily Mail em que acusava as manifestantes de serem "bandidas e vândalas" que utilizavam de "táticas de guerrilhas".

No texto, ela ainda anunciou que enviaria um projeto de lei ao Parlamento Britânico que daria mais poderes aos policiais, para que possam barrar protestos que podem causar distúrbio à sociedade.

Problemas com ativistas

Além das duas garotas envolvidas com o ataque à pintura de Van Gogh, outros mais de 350 membros do 'Just Stop Oil' foram presos somente em outubro. Além deles, também em Londres, ativistas veganos derramaram litros de leite no chão de mercados, sob o discurso de que os clientes deveriam estocar apenas alimentos à base de plantas e bebidas.

No artigo publicado no Daily Mail, a ministra britânica também menciona ativistas que se colam, literalmente, em vias de trânsito: "Um pequeno número de pessoas pode causar engarrafamentos", afirma, e descreve as ações como "monstruosamente egoístas".

Aos vândalos que tentaram arruinar uma grande obra de arte nesta semana, eu digo: Seus comportamentos não promovem sua causa e nem influencia o debate; seus comportamentos disruptivos impedem que pessoas decentes continuem suas vidas diárias.", publicou a ministra em seu Twitter.