Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Doação de sangue

Após decisão da Cruz Vermelha, homossexuais e bissexuais poderão doar sangue nos EUA

Organização anunciou o fim das restrições a homens homossexuais e bissexuais na última segunda-feira, 7

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 08/08/2023, às 07h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Michelle Gordon por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Michelle Gordon por Pixabay

Em decisão histórica, a Cruz Vermelha americana anunciou na última segunda-feira, 7, que a partir de agora, homens homossexuais e bissexuais poderão doar sangue sem restrições relacionadas à sua orientação sexual.

A organização humanitária celebrou a medida como um avanço significativo e reafirmou, em comunicado, seu compromisso em estabelecer um processo inclusivo de doação de sangue e "que trate todos os doadores potenciais com igualdade e respeito, ao mesmo tempo que mantém a segurança do fornecimento de sangue".

De acordo com informações da agência AFP, essa mudança foi viabilizada pela atualização das diretrizes, divulgada em maio, pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA). O propósito dessa atualização é ampliar o grupo de pessoas elegíveis para a doação de sangue.

Mesmas perguntas

De agora em diante, como destaca a fonte, todos os doadores serão submetidos às mesmas perguntas no processo de doação. Todos serão questionados sobre a presença de novos ou múltiplos parceiros sexuais nos últimos três meses.

Caso a resposta seja afirmativa, seguirá a pergunta sobre a prática de sexo anal durante esse período — devido à maior chance de contágio de ISTs. Se a resposta for positiva, os doadores serão aconselhados a adiar a doação de sangue.