Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Balão

Após descoberta de balão misterioso, secretário de Estado dos EUA adia visita à China

Pequim alegou que o balão é um equipamento de pesquisa, já os EUA acreditam ser objeto de espionagem

Isabelly de Lima, sob supervisão de Publicado em 03/02/2023, às 15h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Balão misterioso encontrado nos Estados Unidos - Reprodução/Vídeo
Balão misterioso encontrado nos Estados Unidos - Reprodução/Vídeo

Antony Blinken, secretário de Estado americano, adiou uma viagem diplomática que faria à China no fim de semana, enquanto o governo de Joe Biden avalia como irá responder à descoberta de um balão chinês de alta altitude voando em locais no oeste dos Estados Unidos.

Ainda que a China tenha alegado de que o balão é um satélite de pesquisa meteorológica que havia saído do curso, os EUA descreveram o objeto como um satélite de vigilância. A decisão veio horas antes de quando era esperado que Blinken partisse de Washington para Pequim.

A autoridade norte-americana que revelou o adiamento da viagem do secretário também informou que Blinken e o presidente do país determinaram que era melhor não prosseguir com a viagem no momento. No entanto, a Casa Branca não disse se a decisão de adiar a viagem está ligada com o avistamento do balão.

Reuniões esperançosas

As reuniões que aconteceriam entre Blinken e altos funcionários chineses traziam um sinal de esperança, já que eram vistas como uma forma de encontrar um terreno comum em meio as grandes desavenças entre os dois países, segundo o G1, como a política comercial, por exemplo.

Ainda que a viagem não tivesse sido anunciada formalmente, autoridades em Washington e Pequim já vinham conversando nos últimos dias sobre a chegada iminente do americano. As reuniões deveriam iniciar no domingo e ir até a segunda-feira, 6.