Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Luiz Gonzaga

Após Elis Regina em comercial, Luiz Gonzaga é recriado por inteligência artificial

Eterno rei do Baião, Luiz Gonzaga foi recriado por inteligência artificial e chamou atenção em show

Redação Publicado em 10/07/2023, às 09h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro da apresentação que mostra Luiz Gonzaga recriado por inteligência artificia - Reprodução/Vídeo/Redes Sociais
Registro da apresentação que mostra Luiz Gonzaga recriado por inteligência artificia - Reprodução/Vídeo/Redes Sociais

Dias após a cantora Elis Regina ter sido recriada por inteligência artificial em comercial que chamou atenção ao redor do país, foi a vez do rei do Baião, Luiz Gonzaga, também ser 'revivido' com a mesma tecnologia. 

Gonzaga, que faleceu em 1989, teve suas características reproduzidas com inteligência artificial durante uma apresentação com o cantor João Gomes, que se apresentou no festival iFood Arraial Estrelado, no Jockey Club de São Paulo no último domingo, 9. 

No telão do evento, que exibia o resultado, constava a seguinte mensagem: "Imagens e voz geradas por inteligência artificial". Tudo começou com uma animação que mostra o cantor João Gomes na infância em Serrita, Pernambuco, onde nasceu. Depois, ele e Luiz Gonzaga cantam a canção 'Eu Tenho a Senha'.

O processo

"Foi maravilhoso, graças a Deus. Estou feliz", disse o jovem cantor, segundo repercutido pelo Tilt, do UOL. "É divertido, né? A gente faz as coisas para se divertir. Mas dá um pouco de medo. Tudo que que vem da tecnologia a gente tem aquele receio das coisas. Mas acho que é isso. Vamos fazer uma coisa divertida para honrar o legado de alguém que veio aqui antes da gente".

De acordo com o iFood, o resultado veio em 40 dias. Já o treino da inteligência artificial contou com 80 minutos de registros da voz de Luiz Gonzaga, que foram retiradas de quase 100 canções. Já para os momentos em que o rosto do cantor é exibido, 60 imagens foram utilizadas.