Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vulcão

Após hiato de 40 anos, maior vulcão ativo do mundo entra em erupção

O fenômeno natural ainda está em andamento, causando alerta entre moradores da região

Redação Publicado em 28/11/2022, às 15h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do início da erupção - Divulgação/ Redes Sociais
Imagem do início da erupção - Divulgação/ Redes Sociais

38 anos depois de sua última erupção, ocorrida em 1984, o Mauna Loa, que está localizado no estado norte-americano do Havaí e é considerado o maior vulcão ativo do mundo, está novamente em atividade. 

A erupção se iniciou neste último domingo à noite, 27, deixando moradores da região em alerta. Uma das consequências do fenômeno, vale mencionar, é a movimentação das placas tectônicas, o que gerou diversos terremotos na ilha. 

Embora as autoridades havaianas ainda não tenham anunciado que a situação pede pelo evacuamento dos locais, já existem aqueles que estão abandonando a área preventivamente. 

Segundo informado pela BBC, até o momento, a lava não está descendo pelo monte, ficando contidas ao cume, de forma que são apenas as nuvens de cinzas vulcânicas que oferecem perigo.

De acordo com o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), todavia, o histórico das erupções do vulcão Mauna Loa revelam que elas podem ser "muito dinâmicas", de maneira que a direção e rapidez com a qual a lava avança podem "mudar rapidamente". 

Na linha de fogo 

Algumas das cidades atingidas a terem sido atingidas pela lava lançada pelo enorme vulcão no passado são Hilo e Kukio, conforme repercutido pelo Daily Mail. A primeira possui atualmente mais de 45 mil habitantes, e a segunda é descrita pelo veículo como um "paraíso bilionário", sendo o local de residência de ricaços do mundo inteiro. 

Veja abaixo um vídeo do início da erupção: