Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronautas

Após mais de um ano em estação espacial, astronautas dos EUA e da Rússia retornam à Terra

Trio de astronautas chegou à Terra nesta quarta-feira, 27, após mais de um ano em missão espacial

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 27/09/2023, às 12h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O astronauta Frank Rubio - Getty Images
O astronauta Frank Rubio - Getty Images

O astronauta norte-americano Frank Rubio, que estabeleceu o novo recorde de permanência contínua no espaço por um norte-americano, retornou à Terra junto a outros dois cosmonautas russos nesta quarta-feira, 27, após mais de um ano a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

De acordo com a agência de notícias Reuters, a cápsula Soyuz MS-23 desacoplou da ISS um minuto antes do horário previsto e levou aproximadamente três horas e meia para atingir o solo terrestre, realizando um pouso a sudeste da cidade de Zhezqazghan, no Cazaquistão.

"A tripulação está bem", relatou o controle da missão em Moscou quando a cápsula aterrissou, envolta em uma nuvem de poeira. "A aterrissagem foi realizada."

Frank Rubio, com 47 anos e em sua primeira missão espacial, compartilhou a jornada de volta à Terra com os cosmonautas russos Sergey Prokopyev, de 48 anos, e Dmitry Petelin, de 40 anos.

Atraso

De acordo com a fonte, este retorno aconteceu com um atraso de seis meses devido a um vazamento na espaçonave original, que exigiu o envio de uma cápsula substituta para trazê-los de volta. Isso resultou em uma missão inesperadamente prolongada de 371 dias em órbita para os dois russos e para o americano.

Em 11 de setembro, Rubio superou o recorde anterior da NASA de 355 dias consecutivos no espaço, anteriormente mantido pelo astronauta aposentado Mark Vande Hei. Além disso, Rubio conquistou o feito de ser o primeiro norte-americano a passar um ano completo no espaço.

Embora tenha quebrado o recorde dos Estados Unidos, Frank e seus dois colegas ainda estão distantes do recorde mundial, que pertence ao russo Valeri Polyakov. Este último permaneceu 437 dias consecutivos e 18 horas na estação espacial Mir entre janeiro de 1994 e março de 1995. Polyakov faleceu em setembro do ano passado, aos 80 anos de idade.