Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Histórias da Gente Brasileira

Apresentada por Mary del Priore, 'Histórias da Gente Brasileira' estreia no Curta!

Dividida em 26 episódios, série baseada na coleção de livros homônima da historiadora contará a história do Brasil, de sua gente e de seus hábitos

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 17/02/2024, às 11h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A historiador Mary del Priore - Divulgação/Curta!
A historiador Mary del Priore - Divulgação/Curta!

Baseada na coleção de livros homônima, a série inédita 'Histórias da Gente Brasileira' estreia com exclusividade no Curta! e no CurtaOn no próximo dia 23 de janeiro, sexta-feira, às 23h30. 

Dividido em 26 episódios, apresentados pela historiadora Mary del Priore, autora das obras literárias, a produção se propõe a olhar através das entrelinhas do nosso passado para contar, de maneira diferente da historiografia oficial, a história do Brasil e falar de sua gente e de seus hábitos. Entres os temas comentados estarão "Selvagem, quem?", "Trabalho e açúcar", "Asseio", "Desejo", "Paladar", "Infância" e "Moléstias".

+ A brilhante trajetória da historiadora Mary del Priore: 'Sou apaixonada pelo que faço'

A direção fica por conta de Beca Furtado, que desenvolve a série de forma cronológica, começando a partir da expedição de Pedro Álvares Cabral — portanto, na era colonial —, passando pelo Império e chegando até a República. 

Historias da Gente Brasileira - Curta!

Ao longo dos episódios, outros historiadores e demais especialistas, além de Del Priore, vão apresentando curiosidades, visões de mundo de outras épocas e reflexões; entre eles, Alberto Mussa, Luiz Antônio Simas, Rodrigo Faour e João Barone. Costurados, esses depoimentos desenvolvem a narrativa de cada episódio, ao lado de performances de atores que ajudam a ilustrar o que está sendo contado.

Episódio de estreia

No primeiro episódio, intitulado 'Colônia — Sobrevivência', a história da gente brasileira é protagonizada pelos indígenas, em contraponto com uma historiografia que costuma colocá-los no posto de coadjuvantes. Del Priore confronta as noções de "descobrimento" versus "invasão".

Os colonizadores sonhavam com riquezas (...), pedras preciosas, sedas, chás e especiarias. Imaginavam cidades de ouro e prata, mas temiam também só encontrar doença, fome e morte. Para os indígenas, se manterem vivos foi tarefa ainda mais árdua e luta necessária", diz. 

Os depoentes continuam a conduzir a reflexão: "Foi um tremendo impacto a médio prazo sobre as culturas tradicionais. Em prazo menor, foi uma tragédia demográfica por causa das gripes, da varíola...", ressalta o historiador e professor Ronaldo Vainfas.

Além de falar sobre os primeiros anos de colonização, desde a chegada das primeiras caravelas até o trabalho de catequização feito pelos jesuítas, o episódio também mostra que o passado produz impactos no presente — formando, assim, a história da nossa gente. 

"Quando a gente vê alguns indígenas adentrando no mundo da política, a gente fica feliz de ver que agora, talvez, a gente consiga abrir a porta pelo lado de dentro. Porque até agora a gente teve que ficar batendo na porta pelo lado de fora, e quem estava do lado de dentro resolvendo se abre ou não é nosso inimigo", reflete o escritor e ativista indígena Daniel Munduruku, como uma voz representante dos povos originários, profundamente afetados pela chegada dos portugueses.

Historias da Gente Brasileira - Curta!

'Histórias da Gente Brasileira' é uma produção da Giros viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A série também pode ser assistida no CurtaOn – Clube de Documentários, streaming disponível no Prime Video Channels — da Amazon —, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma. A estreia no Curta! é no dia temático Sexta de História e Sociedade, 23 de janeiro, às 23h30.