Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Aproximação facial de ‘Hobbit de Flores’ é criada por cientistas italianos e um brasileiro

O rosto do hominídeo, possivelmente do sexo feminino, foi criado baseado na tomografia de um crânio achado em 2003

Redação Publicado em 07/06/2023, às 15h09 - Atualizado às 15h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aproximação facial realizada por pesquisadores - Divulgação / Cicero Moraes, Luca Bezzi e Alessandro Bezzi
Aproximação facial realizada por pesquisadores - Divulgação / Cicero Moraes, Luca Bezzi e Alessandro Bezzi

Uma aproximação facial inédita da espécie de hominídeo Homo floresiensis foi criada usando um software para modelagem e deformação atômica. O processo foi escrito com maiores detalhes em um estudo divulgado na revista OrtogOnLineMag na última terça-feira, 6. O trabalho é uma colaboração entre o designer 3D brasileiro Cicero Moraes e os arqueólogos italianos Luca e Alessandro Bezzi.

Essa equipe fez o estudo baseado na aproximação forense, que é uma técnica que aproxima a face de alguém a partir do seu crânio, usada quando as informações sobre alguém é escassa. Moraes disse para a Galileu que, em 2013 e 2015, a equipe fez duas mostras sobre evolução humana, uma aqui no Brasil e outra na Itália. Em ambas, eles apresentaram diferentes aproximações da espécie.

Essas aproximações foram baseadas em uma escultura digital e outra na deformação anatômica de um chimpanzé. Os cientistas importaram na extensão OrtogOnBlender do software Blender 3D uma tomografia computadorizada de um crânio de H.floresiensis, realizada pelo antropólogo da Universidade Emory, nos Estados Unidos, Peter Brown.

Ajuste de malhas

Quando a deformação estava completa, a malha de outra aproximação facial foi ajustada sobre essa face interpolada, e essa malha recebeu então ajustes estruturais a partir de uma mesa digitalizadora. A configuração anterior da pelagem também foi ajustada.

Segundo a Galileu, duas abordagens se deram como resultado, uma com pelagem cinza, mais objetiva, e outra com cores na pele e nos pelos, mais artística.

Aproximações objetiva e artística do hominídeo - Crédito: Divulgação / Cicero Moraes, Luca Bezzi e Alessandro Bezzi

O maior desafio foi interpolar os dados de animais diferentes, de modo a aproximar a face de um hominídeo que contém elementos de vários outros animais, grosso modo, como se fosse uma fusão dos mesmos", descreve Moraes.