Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Aranha

Aranha 'perturbadora' é encontrada em ouvido de mulher em Taiwan

Um relatório sobre o caso foi publicado no último dia 25 no New England Journal of Medicine

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 26/10/2023, às 12h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aranha encontrada em ouvido de mulher - Divulgação/The New England Journal of Medicine
Aranha encontrada em ouvido de mulher - Divulgação/The New England Journal of Medicine

Uma mulher de 64 anos, em Taiwan, buscou atendimento hospitalar devido a desconfortos persistentes no ouvido esquerdo, incluindo uma "sensação estranha" de movimento e a audição de ruídos como cliques intermitentes e um farfalhar de asas. Ela não relatou sentir dor, mas estava incomodada com essas sensações e sons.

Os médicos que a examinaram descreveram esse caso em um artigo publicado no New England Journal of Medicine em 25 de outubro.

Em abril deste ano, a mulher passou por exames médicos que revelaram a presença de uma pequena aranha em movimento dentro do canal auditivo. O aracnídeo havia recentemente descartado seu exoesqueleto, indicando que estava em crescimento.

Segundo informações do portal de notícias UOL, os profissionais de saúde utilizaram uma ferramenta especial, semelhante a um tubo de sucção, para remover a aranha e seu exoesqueleto, resolvendo o desconforto da paciente.

Ela não sentiu dor porque a aranha era muito pequena. Tinha apenas entre 2 e 3 milímetros", disse Tengchin Wang, coautor do relatório e diretor do departamento de otorrinolaringologia do Hospital Municipal de Tainan, à NBC News.

De acordo com Wang, a decisão de escrever o relatório se deu por se tratar de uma novidade. Ele já tinha visto formigas, mariposas, baratas e mosquitos nos ouvidos das pessoas antes, mas jamais havia presenciado um inseto que tivesse feito a troca de exoesqueleto no canal auditivo.

Imagem perturbadora

A imagem no relatório de Wang é "incomum e perturbadora", conforme afirmou o médico otorrinolaringologista David Kale, do ENT Sinus and Allergy of South Florida, à NBC News.

Há uma camada fina e extremamente sensível de pele que reveste o canal auditivo, chamada canal auditivo externo. Devido à sua sensibilidade, você obviamente sentirá uma sensação de formigamento, uma sensação de cócegas que é quase insuportável", disse Kale.