Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos podem ter descoberto local de nascimento de Henrique VII

Henrique VII foi rei da Inglaterra de 1485 até sua morte, em 1509; seu local de nascimento, no Castelo de Pembroke, sempre foi desconhecido

Redação Publicado em 26/09/2023, às 08h32 - Atualizado às 10h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Henrique VII com o Castelo de Pembroke ao fundo - Domínio Público via Wikimedia Commons
Retrato de Henrique VII com o Castelo de Pembroke ao fundo - Domínio Público via Wikimedia Commons

Entre os anos de 1485 e 1509, aquele que ocupou a posição de 'rei da Inglaterra' foi Henrique VII, mais conhecido por ser o fundador da casa real de Tudor. Este, por sua vez, possui um detalhe curioso em sua história: em 1457, ele nasceu no Castelo de Pembroke, no País de Gales.

Apesar de esse fato ser uma boa curiosidade sobre o monarca, o que sempre intrigou arqueólogos foi que, por mais que o Castelo de Pembroke seja conhecido, o verdadeiro local de nascimento de Henrique VII nunca foi muito bem descrito. Porém, recentemente arqueólogos acreditam ter descoberto onde foi o palco deste evento histórico.

Há muito tempo, historiadores vinham presumindo que o local de nascimento de Henrique VII seria uma torre datada do século 13 localizada na ala externa do castelo, conhecida hoje inclusive como "Torre Henrique VII". No entanto, um estudo recente do Dyfed Archaeological Trust acredita ter descoberto novas evidências de que o palco para o nascimento teria sido outro: uma grande casa do final da Idade Média.

Conforme descrito pela Heritage Daily, as paredes da estrutura se estendem por aproximadamente 25 metros, de maneira relativamente similar a outros edifícios medievais da Inglaterra e País de Gales. 

Todas as nossas indicações apontam para um edifício do final da Idade Média que era claramente de alto status em Pembrokeshire, e parece ter pelo menos dois andares; o que possivelmente o torna um candidato melhor para o local de nascimento de um rei, em vez da torre que atualmente leva seu nome", conta Neil Ludlow, consultor do Castelo de Pembroke, ao Western Telegraph.

Henrique VII

Filho de Lady Margaret Beaufort e Edmund Tudor, primeiro conde de Richmond, Henrique VII nasceu em 28 de janeiro de 1457 dentro da propriedade do Castelo de Pembroke, no País de Gales. Ele só foi assumir o trono em 1485, aos 28 anos, onde permaneceu até sua morte, em 21 de abril de 1509.

Antigo retrato do rei Henrique VII
Antigo retrato do rei Henrique VII / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Sua ascensão, no caso, foi bastante turbulenta: em 1471, Eduardo IV assumiu o trono, antes de Henrique VII, e este acabou sendo exilado na Bretanha durante longos 14 anos. Porém, apoiado pela França, Escócia e País de Gales, ele foi uma importante figura na chamada Guerra das Rosas (1455 - 1487), que lhe possibilitou obter a coroa.

Seu reinado, por sua vez, é geralmente creditado por ter sido marcado por muitas reformas administrativas, econômicas e tributárias. Após sua morte, o sucessor foi seu segundo filho, Henrique, Duque de York, que ascendeu e passou a ser chamado de Henrique VIII.

+ A polêmica vida íntima do rei Henrique VIII