Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Navio

Arqueólogos encontram navio mais antigo da Escandinávia

A embarcação mais antiga já descoberta na Escandinávia estava enterrada em Herlaugshagen — e data de um período anterior à Era Viking

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 06/12/2023, às 11h47 - Atualizado em 08/12/2023, às 11h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ao centro, o monte sob o qual foi encontrado o navio - Divulgação
Ao centro, o monte sob o qual foi encontrado o navio - Divulgação

Utilizando um detector de metais, uma equipe de arqueólogos fez uma descoberta notável na Noruega, enquanto realizava uma pesquisa em Herlaugshagen, localizada em Leka, no condado de Trøndelag.

Realizada em colaboração com a Direção Norueguesa do Patrimônio Cultural e a Autoridade do Condado de Trøndelag, a pesquisa tinha o objetivo de datar um enterro e determinar se ele continha um navio em seu interior. O entusiasmo dos arqueólogos atingiu o auge quando encontraram grandes rebites, confirmando que se tratava de um sepultamento de navio.

Conforme o portal Phys, a datação dos achados revelou que o monte foi construído por volta de 700 d.C., durante o período merovíngio, antecedendo a Era Viking. Esta revelação empolgante sugere que as pessoas dessa região eram habilidosas marinheiras, capazes de construir grandes navios muito antes do que se pensava anteriormente.

O enterro

O enterro do navio em si é considerado um símbolo de poder e riqueza, indicando uma prosperidade que não derivava da agricultura em Ytre Namdalen.

Os profissionais envolvidos na escavação especulam que as pessoas dessa área poderiam ter estado envolvidas no comércio de mercadorias, possivelmente a longas distâncias.

O arqueólogo da Autoridade do Condado de Trøndelag, Lars Forseth, que participou das pesquisas, destacou: "Acho que a localização ao longo da rota de navegação desempenha um papel fundamental para entender por que o túmulo de Herlaugshaugen está localizado em Leka."

De acordo com ele, "sabemos que as pedras de amolar foram comercializadas de Trøndelag para o continente a partir de meados dos anos 700, e o transporte de mercadorias ao longo da rota é fundamental para entender a Era Viking e os desenvolvimentos no design de navios antes da Era Viking", disse Forseth.