Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Personagem

Fim da era viking: A emblemática morte de Harald Hardrada

A execução do bárbaro foi responsável pelo surgimento do primeiro rei da dinastia normanda da Inglaterra

Redação Publicado em 18/03/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da série 'Vikings: Valhalla' (2022) - Divulgação / Netflix
Cena da série 'Vikings: Valhalla' (2022) - Divulgação / Netflix

Lançada na plataforma de streaming Netflix, em fevereiro deste ano, a série 'Vikings: Valhalla' trata-se de um spin-off do sucesso 'Vikings', do History Channel. A trama se passa 100 anos depois dos eventos originais da outra série e mescla ficção e histórias reais. 

Entre os fatos históricos apresentados na trama é contada a saga de Harald Hardrada, nobre, forasteiro e bárbaro que teve papel fundamental no fim da era viking. Na produção audiovisual, o personagem histórico é vivido pelo ator inglês Leo Suter.

Harald Hardrada subiu ao trono da Noruega em 1046, onde permaneceu por 20 anos. No entanto, antes de receber o título de Haroldo III, o nobre permaneceu 15 anos no exílio, como mercenário.

Todavia, diante de um contexto caótico e de muitas batalhas, em 1066, o bárbaro veio a falacer de forma emblemática. O personagem histórico foi morto durante um confronto e o assassinato foi o fim da era viking, dando espaço ao surgimento do primeiro rei da dinastia normanda da Inglaterra.

Para entender melhor quem foi Harald Hardrada e o contexto da época, ouça o podcast 'Desventuras na História', apresentado pelo professor de História Vítor Soares, idealizador do podcast 'História em Meia Hora'.

Ouça o episódio: 


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram: