Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Cleópatra

A descoberta no Egito que pode levar a tumba de Cleópatra

Cleópatra foi a última governante do Reino Ptolemaico do Egito, e até hoje sua tumba não foi encontrada; confira!

Redação Publicado em 08/11/2022, às 17h29 - Atualizado em 11/12/2022, às 11h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Theda Bara interpretando a última governante do Reino Ptolemaico do Egito em 'Cleopatra' (1917) - Reprodução/Fox Film Corporation
Theda Bara interpretando a última governante do Reino Ptolemaico do Egito em 'Cleopatra' (1917) - Reprodução/Fox Film Corporation

Quando se pensa nos faraós e governantes do Egito Antigo, alguns nomes bem pontuais sempre surgem em mente, como o de Ramsés II e o de Tutancâmon, o 'rei Tut'. No entanto, outra figura política muito importante para a história da região, que esteve presente no fim do Reino Ptolemaico do Egito: a famosa Cleópatra.

Embora tenha sido a última governante ativa do chamado Egito Antigo, logo, a mais recente, muitos mistérios existem até hoje sobre a figura histórica. Por exemplo, enquanto a tumba de vários dos maiores faraós da civilização já foram descobertas e até mesmo exploradas por arqueólogos, a de Cleópatra até hoje não foi encontrada.

No entanto, talvez alguns mistérios sobre o paradeiro da governante, além de possíveis detalhes sobre sua vida e sua morte, podem estar mais próximos de serem descobertos do que se imagina. Confira a seguir o que se sabe sobre a tumba descoberta recentemente no Egito, que pode estar relacionada com a de Cleópatra.

Representação de Cleópatra
Representação de Cleópatra / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

A tumba

Pesquisadores dominicanos da Universidade Autônoma de Santo Domingo (UASD) localizaram um túnel de rocha em cima de um antigo templo na cidade de Taposiris Magna, localizada no Egito, que pode levar até a tumba perdido de Cleópatra, segundo informações do The Daily Mail.

A descoberta recente tem sido reconhecida como um "milagre geométrico", tendo em vista que a área estudada, além de estar a mais de 13 metros abaixo do solo, também tem um comprimento de aproximadamente 1,5 km.

Conforme repercutido pelo site de notícias O Globo, uma das arqueólogas da Universidade, Kathleen Martinez, acredita que a Cleópatra e seu amante, Marco Antônio, se encontram dentro do templo da cidade de Taposiris Magna.

Descoberta

A pesquisadora contou que há "boas chances" de a última faraó do Egito estar enterrada no local. Martinez se mostra animada para continuar o estudo, pois, caso o corpo de Cleópatra e seu companheiro realmente estejam na região, essa seria a "descoberta mais importante do século 21", aponta.

O perfil oficial do ministério divulgou uma nota no Twitter sobre a descoberta.

A missão arqueológica egípcia dominicana da Universidade de San Domingo descobriu um túnel esculpido na rocha, cerca de 13 metros abaixo da superfície da terra. Esta descoberta foi feita durante os trabalhos de escavação na área do Templo de Taposiris Magna, Alexandria", declarou o perfil.