Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arquitetura na Pré-História: Plantas de obras milenares são descobertas no Oriente Médio

Antigos esboços de 9 mil anos contendo as dimensões em escala de construções surpreendeu os pesquisadores

Ingredi Brunato Publicado em 23/05/2023, às 13h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem mostrando um esboço em pedra e a construção antiga que ele representaria - Divulgação/ Oliver Barge
Montagem mostrando um esboço em pedra e a construção antiga que ele representaria - Divulgação/ Oliver Barge

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Freiburg, que fica situada na Alemanha, descobriu na Jordânia e na Arábia Saudita algumas pedras que contém as mais antigas plantas arquitetônicas já encontradas pela arqueologia. Alguns esboços esculpidos na rocha datam de 8 mil anos atrás, enquanto a idade de outros alcança 9 mil anos.

Conforme divulgou o site Tech Explorist, eles retratam através de desenhos em escala os chamados "dragões do deserto", que são estruturas de até cinco quilômetros de extensão presentes na área desértica de Jibal al-Khasabiyeh, região da Jordânia — até hoje, oito deles já foram descobertos. 

Identificados pelos arqueólogos ainda em 1920, esses locais seriam destinados a auxiliar a caça de animais selvagens. Isso pois, após serem conduzidos por seus caçadores até o local, os animais acabariam encurralados pelas paredes e poços que delimitam as construções, assim facilitando sua captura pelos antigos grupos humanos que habitavam o território. 

Arquitetos da Pré-História? 

Vale destacar que os pesquisadores responsáveis pelo achado dos esboços arquitetônicos milenares ainda não sabem exatamente qual seria a finalidade dos desenhos para seus autores.

O que eles já tem certeza a respeito, por outro lado, é que ser capaz de representar uma construção enorme em um pedaço de rocha com as dimensões corretas é um feito surpreendente por si só: 

Pode-se tirar conclusões a respeito das pessoas da época a partir das descobertas. Transferir um espaço grande para um plano pequeno e bidimensional representa um marco em comportamento inteligente", explicou Dr. Frank Preusser, que esteve envolvido no estudo, ainda de acordo com o  Tech Explorist.