Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nasa

Artemis I: Os detalhes do projeto que levará humanos à Lua novamente

Primeira missão terá início na próxima segunda-feira, 29

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 23/08/2022, às 12h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa da Lua - Divulgação/ Nasa
Imagem meramente ilustrativa da Lua - Divulgação/ Nasa

A Nasa planeja levar humanos para a Lua novamente em 2025, e a primeira etapa do projeto é a Artemis I, uma missão não tripulada cujo lançamento ocorrerá na próxima segunda-feira, 29.

Essa saída da Terra poderá ser assistido em tempo real pelo Twitter "@NASA_Orion", administrado pela agência espacial norte-americana.

Ainda será possível acompanhar o trajeto da nave espacial fora da atmosfera, uma vez que ele será rastreado e atualizado constantemente no website "Artemis Real-time Orbit Website" (Arow), criado especificamente para esse propósito. A plataforma estará disponível para ser acessada pelo público a partir do domingo que vem, 28. 

O nome do programa, aliás, é inspirado na deusa grega da Lua e da caça, Ártemis. Essa divindade é, ainda por cima, a irmã de Apolo, o que também é apropriado quando se leva em conta que o primeiro projeto responsável por levam o homem até o corpo celeste foi nomeado em homenagem ao deus. 

Os planos  da Nasa

Conforme informações repercutidas pelo Estadão, a nave do projeto Artemis I irá passar 42 dias no espaço, viajando cerca de 64 mil quilômetros. Um detalhe relevante é que ela não pousará na Lua, apenas vai orbitá-la, que é também o plano para missão Artemis II, que está prevista para 2024 e já será tripulada. 

Vale mencionar que essa segunda etapa já quebrará recordes, sendo o maior período de tempo que astronautas ficaram dentro de uma nave sem fazer uma parada na Estação Espacial Internacional. Já a Artemis III, a mais aguardada missão, irá fazer o pouso no satélite. 

A agência espacial ainda anunciou que o programa enviará a primeira mulher à Lua, e a tripulação desta missão contará com diversidade racial, diferente do que ocorreu na Apolo 11, de 1969, a última vez em que a humanidade pisou no satélite que orbita nosso planeta. 

Outro detalhe interessante é que os astronautas a fazerem a viagem recolherão amostras do lado escuro da Lua, potencialmente revelando mistérios inéditos a respeito do corpo celeste. 


+ O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.