Notícias » Espaço

Asteroide maior que o Corcovado deve passar próximo da Terra ainda hoje

Especialistas informam que o asteroide está viajando a cerca de 37 mil quilômetros por hora; saiba mais

Redação Publicado em 28/04/2022, às 11h50

Imagem ilustrativa de asteroide em movimento
Imagem ilustrativa de asteroide em movimento - Divulgação/Pixabay/Buddy_Nath

Nesta quinta-feira, 28, especialistas da Agência governamental Nasa confirmaram a possibilidade real de que um grande asteroide passe próximo da Terra, ainda no dia de hoje.

No entanto, os astrônomos ressaltaram a informação de que o corpo celeste em questão — nomeado de asteroide 418135 (2008 AG33) — não oferece nenhum tipo de risco para o planeta.

De acordo com informações publicadas pelo portal de notícias UOL, a Nasa justificou a afirmação dizendo que o asteroide passará a 3,2 milhões de quilômetros da Terra, isso corresponde a um valor oito vezes maior que a distância entre o nosso planeta e a Lua.

Velocidade assustadora 

Com diâmetro entre 350 a 780 metros, o seu tamanho chama a atenção, já que é ainda maior do que o conhecido morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, que mede 710 metros de altura.

Segundo revelado na publicação, os especialistas afirmam que o asteroide está viajando a uma velocidade 30 vezes maior que o som. Eles estimam que o corpo celeste entre em órbita terrestre a uma velocidade de 37,4 mil km/h.