Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Astronauta na ISS captura impressionantes imagens de aurora verde do espaço

A astronauta norte-americana Jasmin Moghbeli registrou, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), deslumbrantes imagens de uma aurora; confira!

Éric Moreira Publicado em 27/02/2024, às 12h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de aurora vista da ISS - Reprodução/X/@AstroJaws
Fotografia de aurora vista da ISS - Reprodução/X/@AstroJaws

Um dos fenômenos naturais mais intrigantes e exuberantes que podem ser vistos no globo terrestre são as auroras, que ocorrem nos polos do planeta. Porém, nas últimas semanas, a astronauta norte-americana Jasmin Moghbeli, da NASA, mostrou que as auroras podem ser ainda mais fenomenais quando vistas do espaço.

+ EUA: Estados americanos tem céu colorido por aurora boreal

Em publicação feita no dia 14 de fevereiro em seu perfil do X, antigo Twitter, Moghbeli compartilhou duas imagens em que são possíveis observar uma grande aurora verde se estendendo pelo polo sul da Terra, até o espaço distante. Confira:

"Às vezes, eu não consigo acreditar que este é o nosso planeta, NOSSO lar", escreveu a astronauta na publicação. "Como somos sortudos por viver em um lugar tão espetacular e vivo. Com certeza vou sentir falta dessas vistas, mas estou ansiosa para explorar mais do nosso planeta e as belas paisagens a partir do solo."

No dia 21 de fevereiro, em uma coletiva de imprensa, ela disse ao Space.com que as auroras são "espetaculares" quando vistas do espaço. Para ela, testemunhar "um pouco de verde, um pouco de vermelho que simplesmente varreu a superfície da Terra" foi um dos maiores destaques de sua missão espacial, conforme repercute a Revista Galileu.

Toda vez que olho pela janela [da Estação Espacial], fico maravilhada", relata. "Cada vez é um pouco diferente, mesmo que estejamos passando sobre a mesma parte da Terra. Sejam as luzes diferentes, ou as nuvens ou as estações ou os ângulos do sol, toda vez eu fico surpresa com o quão vivo e bonito é nosso planeta."

Auroras

As auroras — que são boreais quando no norte, e austrais quando no sul do planeta — são fitas coloridas de luz que decoram o céu graças ao fluxo de partículas eletricamente carregadas, como íons e elétrons, provenientes do Sol. Quando ejetadas de nossa estrela, elas se aproximam da atmosfera terrestre e interagem com moléculas de oxigênio e hidrogênio, o que provoca a liberação de luz.

+ O que é a espiral de luz que apareceu brilhando sobre o Alasca?

Segundo a National Geographic, as cores das auroras variam conforme o elemento químico em particular que elas interagem. Quando as partículas solares interagem com o nitrogênio, liberam luzes azuis e roxas; quando é com o oxigênio, são verdes e vermelhas.

Vale pontuar que, no último mês, auroras foram muito vistas pelos astronautas a bordo da ISS, pois o Sol atualmente está atingindo seu "máximo solar". Este, por sua vez, é um período de um ciclo de 11 anos, no qual as explosões solares e ejeções de partículas ficam mais intensas, o que acarreta uma ocorrência maior de auroras.