Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Aurora boreal

EUA: Estados americanos tem céu colorido por aurora boreal

Alguns estados americanos, como Texas e Carolina do Norte, presenciaram o evento

Redação Publicado em 09/11/2023, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aurora boreal alaranjada em New Hampshire, nos Estados Unidos - Reprodução/Facebook/Gal Steinberg
Aurora boreal alaranjada em New Hampshire, nos Estados Unidos - Reprodução/Facebook/Gal Steinberg

Nos Estados Unidos, em New Hampshire, a fotógrafa Gal Steinberg registrou no modo “time-lapse” uma aurora boreal com tons laranjas e roxos. A imagem, capturada ao longo de 7 horas no Lago Winnipesaukee, foi condensada em um vídeo de 22 segundos. 

Este espetáculo da natureza é formado a partir da ejeção de partículas do sol que interagem com a atmosfera da Terra. O momento encantador foi registrado por diversas pessoas nas redes sociais

Além disso, o fenômeno comum na região do Alasca se fez presente em diversos estados americanos. Isso aconteceu porque um ciclo solar de 11 anos deve chegar ao seu nível máximo no próximo ano. A aurora boreal também pode ser vista em estados como Texas e Carolina do Norte, e ao longo da fronteira do país citado com o Canadá.

Segundo repercutiu o jornal O Globo, em suas redes sociais, Steven Hutchins escreveu:

Esta é uma exposição de 20 segundos. A olho nu simplesmente não é possível captar 20 segundos de luz como uma câmera consegue. No início da noite pude ver um vermelho opaco, mas não tão brilhante.” 

Outros detalhes 

No Colorado, o Centro de Previsão do Clima Espacial em Boulder alertou sobre uma tempestade geomagnética “moderada”. O evento foi classificado, em uma escala de um a cinco, como G2.

Sobre a ejeção de partículas, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) explicou que a mesma pode “produzir algumas das maiores tempestades geomagnéticas e, portanto, algumas das auroras mais brilhantes e ativas que se estendem mais em direção ao equador”.

Com relação às tempestades geomagnéticas, elas acontecem quando ventos solares penetram no ambiente do espaço que fica ao redor da Terra. Os eventos, que acontecem devido a erupções na superfície do Sol, colaboram para as partículas voarem em direção ao planeta, fazendo com que aconteçam as tempestades magnéticas que causam as auroras.