Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Trump

Ataque ao Capitólio: Painel do Congresso dos EUA defende que Trump vá à julgamento

Em relatório final, o painel do Congresso dos Estados Unidos defende que Trump enfrente acusações criminais

Redação Publicado em 23/12/2022, às 13h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de Donald Trump - Getty Images
Imagem de Donald Trump - Getty Images

Um relatório divulgado no final da noite da última quinta-feira, 22, pelo painel do Congresso dos Estados Unidos que investiga o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio, defende que Donald Trump enfrente acusações criminais por incitar a tentativa de invasão que resultou em mortes.

O relatório tem mais de 800 páginas e é baseado em quase 1.200 entrevistas realizadas ao longo de 18 meses, como informado pelo UOL. Além disso, ele também baseia-se em centenas de milhares de documentos e nas decisões de mais de 60 tribunais federais e estaduais. O Comitê também tornou públicas as transcrições de várias entrevistas e depoimentos de testemunhas.

Em um pedido feito na segunda-feira, 19, o Comitê solicitou aos promotores que acusassem Trump de quatro crimes, dentre eles obstrução e insurreição, pelos seus esforços para anular os resultados da eleição de novembro de 2020 e desencadear o ataque ao Capitólio. Num resumo de 160 páginas do relatório, o painel da Câmara disse que Trump "conspirou para anular os resultados da eleição".

O pedido do painel ao Departamento de Justiça não obriga que os promotores federais hajam, no entanto, caracteriza um marco por representar a primeira vez na história que o Congresso indica um ex-presidente para processo criminal.

Relatório

Neste relatório, são listadas 17 conclusões específicas e recomendações para evitar outros ataques como o ocorrido em 6 de janeiro de 2021. Em um resumo divulgado no início da semana, também é apresentado que o relatório discute as implicações legais das ações de Trump e de alguns de seus aliados e inclui referências criminais ao Departamento de Justiça de Trump e outros indivíduos.

Em seu perfil na rede Truth Social, Trump chamou o relatório de "altamente partidário" e uma "caça às bruxas". Ele disse que não conseguiu "estudar o motivo do protesto (6 de janeiro), fraude eleitoral".

Trump anunciou em novembro que concorrerá novamente às eleições para a Presidência dos Estados Unidos.