Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

'Ataque à democracia', diz embaixador da Alemanha no Brasil sobre gesto nazista em manifestação

Para embaixador, ato "desrespeita a memória das vítimas do nazismo e os horrores causados por ele"

Redação Publicado em 03/11/2022, às 15h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O embaixador Heiko Thoms criticou gesto nazista em manifestação - Reprodução/Redes sociais
O embaixador Heiko Thoms criticou gesto nazista em manifestação - Reprodução/Redes sociais

O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, condenou e apontou como "chocante" o uso de gestos nazistas em manifestação bolsonarista ocorrida esta semana. Para ele, o ato é um "atentado à democracia" e "desrespeita a memória das vítimas do nazismo e os horrores causados por ele".

Em publicação realizada nesta quinta-feira, 3, em uma rede social, Thoms escreveu que "o uso de símbolos nazistas e fascistas por 'manifestantes' claramente de extrema-direita é profundamente chocante", destacando que "apologia ao nazismo é crime!".

Não se trata de liberdade de expressão, mas de um ataque à democracia e ao Estado de Direito no Brasil. Esse gesto desrespeita a memória das vítimas do nazismo e os horrores causados por ele", prosseguiu o embaixador, de acordo com informações do portal de notícias G1.

Gestos nazistas em protesto

Ontem, quarta-feira, 2, viralizaram nas redes sociais vídeos de uma manifestação bolsonarista ocorrida em Santa Catarina na qual os participantes, vestidos de verde e amarelo, estendem o braço em gesto semelhante a uma saudação nazista.

De acordo com a fonte, o Ministério Público do estado informou que abriu uma investigação para apurar o caso, mas afirmou que não houve intenção de apologia ao nazismo na ocasião.